Posts em destaque

Como preparar a pele para o verão em 8 etapas

Olá, pessoal! Estamos na contagem regressiva para a chegada do verão e para aproveitar a estação mais quente do ano com saúde e beleza, é fundamental cuidar da pele. Para mim, um sinal de que os 30 anos estão chegando é que eu passei a prestar muito mais atenção nos cuidados com o rosto e o corpo. Eu ainda tenho um ano e meio para chegar aos 30 anos, mas vocês devem cuidar da pele o mais cedo possível, certo?

Como a gente sabe, o verão é uma época muito esperada porque inclui banhos de piscina, idas constantes à praia e (o mais legal): dar aquela renovada no bronzeado. Quem não ama esse combo, né? Mas a gente também sabe que esse ritual todo pode deixar nossa pele manchada e queimada de sol e é aí que mora o perigo. Para não correr o risco, aqui está o seu guia de cuidados para as próximas semanas:

Interromper tratamentos com ácidos e peelings

c702c850bb983eb3b404c1fcd384172a

Faz algum desses procedimentos? Então é hora de dar uma pausa. Isso porque os tratamentos à base de ácidos e peelings costumam ser mais agressivos e pedem justamente um tempo longe do sol para que a pele possa se recuperar. Passar o verão sem tomar sol é um pesadelo que a gente não quer viver, então se esse é o seu caso, converse com o seu dermatologista e reorganize seus tratamentos agora mesmo!

Beber água

8291096376240f5d4f5973469894a8b2

Repararam que todos os meus posts com cuidados de beleza incluem esta etapa? Não é à toa, já que beber água traz uma porção de benefícios para a saúde. Quando o assunto é verão, é importante lembrar que nós transpiramos mais por conta do calor, então é ainda mais necessário beber água para manter o corpo hidratado. Com isso, a gente ainda reduz as chances da pele ficar ressecada e seca. Viu só como vale a pena?

Escolher um hidratante para chamar de seu

32c9700350bec2feb4c1a445b6015681

Pois é, não adianta beber bastante água e esquecer de hidratar a pele, especialmente a do rosto, a que mais sofre durante o verão. Por isso, a dica é apostar no bom e velho hidratante, pode ser em creme, óleo ou loção. O importante é que ele seja próprio para o seu tipo de pele, ok? E vale passar depois do banho para que a pele consiga descansar e não ficar tão irritada e sensível.

Não se esquecer da esfoliação

0680a6a0133c8ffbd35be8167a1a8824

Assim como a hidratação, a esfoliação é outra etapa que deve fazer parte da sua rotina de cuidados pré-verão. Muita gente (tipo eu) passa batido por esse ritual, mas ele serve para remover as células mortas, estimular a renovação da pele e deixar a aparência mais uniforme e lisinha. O ideal é fazer uma esfoliação semanalmente, mas é legal conversar com o seu dermatologista para fazer certinho e não machucar a pele.

Tomar cuidado ao tomar sol

193fff304047afbc0ad658b25ce36373

Sim, eu sei que a gente espera por esse momento o ano inteiro e não vê a hora de tomar sol, mas ter calma é a melhor forma de se manter linda e bronzeada por todo o verão. Ou seja, não é para passar horas e horas debaixo de sol forte no primeiro dia de calor. Aliás, os especialistas recomendam tomar sol antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde, quando a incidência solar é menor e os riscos de câncer de pele diminuem. Ninguém precisa ter pressa porque o calor vai continuar por muitos meses!

Intensificar o uso de protetor solar

64d0d0f9a1e6dc7d8a1132d99aa95e09

Como estamos falando sobre tomar sol, não tem como não lembrar do protetor solar. A gente já usa (deveria, pelo menos) nos outros meses do ano, mas durante o verão ele se torna indispensável. Vale aumentar o fator de proteção – eu, que sou muito branquinha, não uso menos que 30 – e usar em qualquer situação, mesmo quando ficar o dia todo dentro do escritório. É a certeza de que sua pele ficará livre de manchas e queimaduras e protegida contra o câncer de pele. É importantíssimo, ok?

Comer alimentos alaranjados e verde-escuros

3444dccbbcd931eeecf15c1b65be6257

Já ouvir falar em betacaroteno? É um pigmento natural presente em muitos alimentos de cores alaranjada e verde-escura que atua como refletor dos raios UVA e UVB, ajudando a prolongar o bronzeado e aquele efeito dourado que a gente tanto ama. A cenoura é o item mais lembrado, mas a substância também pode ser encontrada em manga, mamão, chicória, agrião, espinafre e muitos outros. Olha só que ótimo incentivo para melhorar a alimentação e ficar em forma para o verão.

Tomar banho com água fria

a942875882a6cd24a15df0b7518691ed

Essa é um pouco óbvia porque eu, pelo menos, AMO tomar banho frio no verão e parece meio surreal encarar um chuveiro quente naqueles dias de calorão intenso. Mas, se você não gosta muito da ideia, é bom rever seus conceitos, já que o banho de água fria promove uma série de benefícios. Anote aí: melhora a elasticidade da pele, relaxa os músculos, protege contra gripes e resfriados e ainda evita o acúmulo de gordura no corpo. Bom, né?

 

E vocês, o que mais fazem quando se preparam para o verão?

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest