Categorias
Moda

Aprenda a diferenciar 8 tipos de casacos

O inverno chegou com a promessa de derrubar as temperaturas. E, com isso, vem a importância de se proteger do frio. Ou seja, hora de investir nos casacos. Sabemos que vento não é desculpa para se vestir de qualquer jeito, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é conhecer as diferenças entre os principais tipos de casacos para então escolher o que mais combina com o seu look.

Pensar nisso te dá calafrios? Pois então saiba que os nomes podem até parecer confusos, mas na prática tudo é muito simples. Olha só:

Parka

b71ca2f2cab8d9e5847d855eb7c35fba

Também conhecida como anouark, é uma vestimenta que foi muito usada por cantores de bandas de punk/rock e por soldados. Por conta disso, virou um dos símbolos do estilo militar, que, como sabemos, está mais em alta do que nunca. É um casaco mais larguinho com capuz e bolsos e tecidos impermeáveis que protegem de condições climáticas severas. Parece algo mais masculino, mas fica LINDO com calça jeans e bota. Digo por experiência. Comprei a minha no ano passado e não larguei mais.

Trench Coat

ac936a093a9f2d2e5ddd879950608a9b

Casacão chique por natureza, é bastante comum em países com frio rigoroso, mas caiu no gosto das brasileiras há alguns invernos e promete continuar fazendo sucesso. A parte de cima é mais justinha, com gola dobrada larga, enquanto a parte de baixo é mais soltinha e rodada. Outras características? A presença de botões grandões e da faixa para amarrar na cintura. Normalmente é feita com versões mais durinhas de tecidos como algodão ou linho e pode ser usada com calça ou por cima de vestidos. Do tipo tem-que-ter, combinado?

Sobretudo

86ec812bbefc819fb3e90ca57f0c36f0

Também é muito usado em países onde o frio é intenso e não aparece com tanta frequência por aqui. É um casaco pesado e bem quentinho que cobre o corpo todo parando pouco abaixo dos joelhos. Por ser bem solto, é visto como um elemento mais masculino. Mas em cores neutras, como preto ou azul-marinho, fica muito chique. É a pedida ideal para eventos formais naqueles dias típicos de inverno.

Spencer

8b8e7bb4746af4e20cd13d752674ff45

É bastante confundido com o blazer, mas apresenta como diferença a estrutura mais justinha na cintura e o comprimento mais curto, É uma peça mais informal que fica melhor em mulheres que estão com o corpo em forma. Tudo isso faz com que seja perfeita para o dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho. E olha que bacana: as versões coloridas são mais descontraídas e ficam ótimas para eventos nos dias livres.

Doudounes

1a55854ea8914d1891b70914103b7dfd

O nome parece pomposo, mas nada mais é do que aquele casaco fofinho e volumoso usado em locais de neve e que aterrissou no Brasil há alguns anos. Feito em matelassê, ou seja, costurado em formato de quadrados e retângulos em alto relevo, tem tecido sintético e impermeável, o que o torna o companheiro perfeito durante o inverno. E tem mais: dá para levar na mala de viagem tranquilamente porque não amassa. Delícia, né?

Suéter

d86b09cf2ab6575021718275bf4ff434

Ele já foi visto como vestimenta de vó e fizeram bastante sucesso nos anos 90 até caírem no esquecimento. Nos últimos anos voltaram com tudo e provam que são indispensáveis para quem quer fazer bonito no inverno. É uma peça única, sem zíper, normalmente feita em malha. Bem quentinho, fica ótimo se combinado com leggings e agrada a todos os gostos. Para arrasar em 2015, invista nos modelos que trazem pedrarias e spikes.

Cardigan

306d953637943d67d4e081d8af9dc0d3

Também já foi visto como casaco de vó, mas é aquele tipo de roupa indispensável. Por ser fininho, é indicado para dias de temperatura instável. O tal casaquinho (como a minha mãe costuma chamar) é totalmente versátil e combina com qualquer look. Vai bem por cima de camisetas ou vestidos e pode ser usado aberto ou com os botões fechados.

Jaqueta perfecto

10f72a03b893f4a1a8915cdfd0ec4705

É a clássica jaqueta de couro com fivelas e faixas muito usadas por motoqueiros e vocalistas de bandas de rock. Quentinha e chique, é a peça que mais representa o inverno e tem o poder de deixar qualquer look mais urbano e moderno. Existem várias opções de cores por aí, mas a preta funciona como curinga e fica ótima com calça skinny e bota ou com vestidos mais soltinhos.

Com todas as dúvidas tiradas, é só correr para o shopping e arrasar neste inverno.

7 respostas em “Aprenda a diferenciar 8 tipos de casacos”

E olha que coloquei só alguns, Jacque! Esse mundo da moda é uma loucura. De qualquer forma, esses são os principais! Dá para tirar todas as dúvidas e escolher o que mais combina com o seu gosto, né? Beijos e obrigada pelo carinho!

Parabéns pela iniciativa e trabalho Camila!

Estava eu aqui procurando a diferença entre casaco e spencer, porque encontrei uma super liquidação de final de inverno da marca que adoro. Mas, sobre spencer encontro entre outras informações valiosas,
“É uma peça mais informal que fica melhor em mulheres que estão com o corpo em forma.” O que é um corpo em forma, forma a partir de que parâmetros? mas, eu entendi que como a matéria é de 2015 e você como estudante de moda e/ou curiosa já deve ter revisto essa ideia.

Grata pelas informações e contribuições.
Abraços e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.