Categorias
Beleza Pele

6 dicas para não deixar a pele ressecada

Goste ou não do inverno, em uma coisa temos que concordar: a pele fica, sim, mais ressecada nos meses mais frios. A explicação para esse fato é simples: com as temperaturas mais baixas, a pele diminui a produção de sebo, fazendo com que perca água. Isso sem falar que transpiramos menos no inverno, o que contribui para a desidratação. Então, é comum que você sinta sua pele mais seca e até áspera.

Por mais que esse problema seja normal, não dá para abandonar os cuidados diários e aguardar pela chegada do calor. Deixar a pele ressecada favorece o aparecimento de problemas como alergias, coceiras e até mesmo a presença de fungos e bactérias (eca!). Claro que também tem uma questão de higiene, afinal, não é nem um pouco saudável sair por aí com a aparência de pele mal cuidada. Vamos ver o que deve fazer parte da sua rotina?

 

Hidratação

67c8dce321381ef085988cff2cd1f444

Não tem como começar esta lista de outra forma. Pele ressecada é sinal de que falta hidratação. Por isso, invista em cremes hidratantes duas vezes ao dia. Uma boa dica é a versão in shower, ou seja, para passar debaixo do chuveiro. Por falar nisso, o sabonete também deve ter ação hidratante para deixar a aparência renovada. Aproveite para reforçar o uso em regiões que costumam sofrer mais nesta época, como joelhos e cotovelos.

 

Beber água

ee9c70057e9b6a6660e354c723a6517a

Sim, eu sei que quase todo post aqui do blog com listas de cuidados de beleza inclui a parte de beber água, mas essa dica é tão importante que serve para tudo. Como falei aqui em cima, pele ressecada é sinal de falta de hidratação e qual é a forma mais rápida e simples de reverter esse quadro? Devolvendo água para a pele, claro! Acontece que a gente acaba se esquecendo de beber água no inverno por causa do frio, então encontre uma forma de sempre lembrar. Vale lembretes, aplicativos, alarmes no celular…

 

Evitar banhos quentes

Outra dica fundamental. Basta a temperatura cair para sentirmos aquela vontade de ligar a água quente e relaxar o corpo. Taí um erro gigante: a água quente remove as camadas protetoras da pele e a deixa mais suscetível para aqueles probleminhas que eu falei no começo do post (alergias, coceiras, micoses etc.). Com isso, aumenta também a chance do ressecamento. Resumindo: a água deve ser sempre morna, o banho deve ter duração máxima de cinco minutos e as buchas e as esponjas devem ser aposentadas, já que deixam a pele ainda mais sensível.

 

Cuidar da alimentação

a90db713cbd848a5a6b9dbb37a477496

Ok, a gente já sabe que a alimentação balanceada faz bem à saúde, prolonga a expectativa de vida, contribui para os cabelos e dá aquela forcinha na aparência. Só que esse cuidado ainda melhora a textura da pele. O que incluir no prato? Legumes, hortaliças e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais que combatem o envelhecimento precoce. Fritas típicas da época, como morango e mexerica, são ótimas opções.

 

Atenção para os lábios

ba7473bf8432b8b770ef7d370e091126

Não é só a pele que sofre no inverno. Os lábios também ficam ressecados e, muitas vezes, chegam a rachar. Acontece que essa região é ultrassensível à temperatura baixa. Pior ainda para quem (assim como eu) tem o hábito de ficar mordendo e puxando “pele” do lábio, já que a saliva pode deixar a área ainda mais ressecada. O que fazer? A alimentação adequada é uma boa ajuda, assim como cremes específicos para a região – eu uso o do Bepantol e adoro!

 

Usar roupa leve

8b565bfdd9174b46a9223ed9088a4649

Não, você não leu errado: usar roupas de tecidos leves, como algodão, ajuda a proteger a pele, pois impede que ele fique irritada – o que, como você já deve saber a esta altura, favorece o risco de alergias e coceiras. Só que a gente costuma usar roupa mais pesada no frio (e devemos mesmo), então, o jeito é deixar o algodão para as roupas que ficam mais em contato com a pele, como camisetas e calças.

 

Gostaram das dicas? O que mais vocês fazem para evitar que a pele fique ressecada no inverno?

Um beijo e até o próximo post!

 

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *