Categorias
Beleza Pele

6 dicas para cuidar da pele descascada de sol

Ah, o verão… Uma das melhores vantagens desta época do ano é aproveitar a praia ou a piscina e, de quebra, renovar o bronzeado. Além do efeito estético, tomar sol – de preferência, nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde – faz bem à saúde, já que estimula a produção de vitamina D, essencial para fortalecer os ossos e cuidar do sistema cardiovascular.

O problema é que essas horinhas expostas ao sol pedem uma atenção especial. Quem é branquinha, costuma ficar vermelha no maior estilo camarão. As morenas ficam com aquele tom bronzeado que a gente tanto sonha. As duas texturas têm uma coisa em comum: descascam depois de um tempo.

Essa fase de descamação é bem chatinha, mas acontece porque a camada superficial da pele (aquela que entrou em contato com o sol) está danificada e precisa se renovar. Nessa etapa, é fundamental seguir os seguintes cuidados:

 

Hidratação

7816774e072ff2ecb06af19e482e0dbd

Para que a renovação da pele seja completa, o uso de hidratantes é essencial. O primeiro passo é encontrar uma opção para o seu tipo de pele (sensível, seca, oleosa). Depois, vale procurar por componentes como aloe vera e camomila, que ajudam a tirar a sensação de ardência e coceira. Esse processo deve ser feito pelo menos uma vez por dia, combinado?

 

Beber água

woman-drinking-water

Para manter a pele bem hidratada, a dica é combinar o uso dos produtos com muita água. Você provavelmente está cansada de saber que ela ajuda a manter o equilíbrio do nosso organismo. Esse equilíbrio garante uma aparência mais saudável e evita o ressecamento e a textura seca e cansada, além de ajudar no processo de descamação. O ideal é beber, no mínimo, dois litros por dia.

 

Não puxar a pele que está se soltando

402246-Não-puxe-a-casquinha-que-esta-descascando-passe-um-creme-hidratante

Sim, amiga, eu sei que é horrível ficar com aqueles pedacinhos de pele se soltando, mas eles estão ali por uma função: garantir que a troca de pele seja feita com cuidado e proteção. Então, se ela ainda não se soltou, é sinal de que a pele nova ainda não está pronta. Então, por mais que a vontade de puxar seja grande, pense duas vezes e se controle. Como é fina e delicada, a pele nova mancha e queima com muita facilidade – e esses efeitos podem durar pelo resto da vida.

 

Cuidado com a temperatura do banho

banho-quente-no-inverno

Água quente faz mal em qualquer época do ano, mas é ainda mais prejudicial quando a pele está descascando. Ok, a gente ama um banho quentinho, mas a temperatura alta remove a camada protetora da pele (justamente a que está descascando e protegendo a pele nova) e deixa a região ainda mais ressecada e seca. A dica é sempre buscar uma temperatura morna.

 

Esqueça buchas e esfoliações

Germes no banheiro 5

 

A esfoliação é indicada para remover células mortas, mas deve ser deixada de lado durante o processo de descamação, assim como o uso de buchas e esponjas. O problema é que todos esses recursos podem machucar a pele, que está mais sensível, e ocasionar as tais manchas que eu falei lá em cima. O segredo é lavar o corpo de forma leve e com calma.

 

Filtro solar

protetor-solar-dermatologia1

Enquanto a pele estiver descascando, o ideal é não tomar sol. Se for exposta com frequência, a pele que está nascendo pode queimar e ressecar. Mas, se não tiver como evitar, prefira se bronzear nas horas de menor incidência solar e fique na sombra o máximo que puder. Mesmo protegida, não abra mão do filtro solar. Em peles descascadas, o fator deve ser bem alto (no mínimo 30).

 

Gostaram das dicas? Com elas, com certeza a gente consegue aproveitar melhor o carnaval, não é mesmo?

 

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest, Fooducate, Mundo das Tribos, Parabolica Brasil, Portal Vital e Mulher com Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *