Categorias
Beleza Cabelos

8 erros comuns na hora de lavar o cabelo

 

Oi, pessoal! Alguém aí também tem preguiça de lavar o cabelo? A gente sabe que essa é uma etapa muito importante não só para manter a aparência em dia, mas por uma questão de higiene. O problema é que às vezes estamos tão cansadas quando entramos no chuveiro que não sobra muito tempo para cuidar dos fios.

É aí que entra o problema. Lavar o cabelo pode até parecer um ato simples, mas alguns atos que muitas de nós cometemos pode comprometer a saúde dos fios. Mais importante do que investir em um determinado produto é aprender a lavar direitinho e evitar os erros comuns. Vamos conferir os principais?

Não pentear os fios antes de lavar

ebce33a722d4a992ea895616c373a31a

Você é do tipo que entra no chuveiro de cabeça e tudo? Bom, aí vai um aviso: pentear e desembaraçar os fios antes do banho é o primeiro passo que vai garantir o sucesso da lavagem. Isso porque vai ajudar a tirar eventuais nós e a deixar os fios em ordem. Tipo um primer da maquiagem, sabem?

Tomar banho com água muito quente ou muito fria

7ab3fc2d72c872e00f75c5853593f3f0

A gente já sabe que a água quente faz mal para os fios, já que abre as cutículas e favorece o ressecamento e as pontas duplas. O que nem todo mundo sabe é que a água muito fria também é ruim, pois aumenta a produção de óleo e deixa-o com aparência de sujo. O ideal é manter a temperatura morna, ok?

Usar produtos que não são indicados para o seu tipo de cabelo

4856c97652f10248138274c78425fd90

Tem gente que pega o primeiro frasco de shampoo que vê pela frente e aplica nos fios. Esse é outro erro comum, mas que compromete a saúde do cabelo, já que cada tipo exige um cuidado específico. Se os seus fios são cacheados, por exemplo, não adianta passar um produto indicado para cabelos loiros que passam por química. Procure saber sobre as necessidades dos seus fios e invista na qualidade deles.

Passar shampoo em apenas uma região

d4213d15a64576111ea34f5e99b70f46

Deixa eu adivinhar: você aplica o shampoo apenas no couro cabeludo e massageia juntando o restante dos fios? Eu sempre fiz isso, até aprender que o produto também deve ser aplicado em outras regiões, como têmporas (nas laterais da cabeça), testa (onde ficam as franjas) e nuca. Tudo isso ajuda a melhorar a eficácia do produto e ativa uma quantidade maior de fios. Vale a pena fazer um esforcinho para não se esquecer disso na hora da aplicação.

Aplicar condicionador no couro cabeludo

c6f7187a40eec737bdcf394abd5409b8

Essa dica eu aprendi quando era adolescente e nunca mais esqueci, mas tem muita gente que não sabe. O condicionador costuma ter fórmula mais pesada que o shampoo e, normalmente, serve para hidratar e dar maciez. Portanto, não há necessidade de aplicá-lo no couro cabeludo. Aliás, o produto pode deixar a área oleosa e grudenta. Anote aí: o condicionador deve ser aplicado apenas do meio do comprimento para as pontas.

Não enxaguar bem o condicionador

4386c2da6ee87078454c7de50a356caa

 

A gente sabe que o ideal é deixar o condicionador agir por alguns minutos, mas deixar alguns resquícios do produto nos fios é um erro que traz algumas consequências. Normalmente, eles contêm fórmulas mais “encorpadas” que podem deixar os fios pesados e até mesmo oleosos. Isso sem falar que eles não possuem antioxidantes, que ajudam a manter a cor e a saúde dos cabelos. Portanto, atenção redobrada na hora de enxaguar, ok?

Não respeitar o tempo de aplicação das máscaras

6621eb59d1decaaa4574f67b2b6cd90f

Cansei de ver gente que testa uma máscara super em alta e diz que não gostou. Claro os produtos agem de um jeito diferente em cada fio, mas em muitos casos o motivo é que as pessoas não respeitam o tempo de aplicação indicado na embalagem. Confesso que dá preguiça mesmo (até eu deixo às vezes por menos tempo), mas essa duração é necessária para que o produto possa agir e garantir o efeito desejado. Quer uma dica? Deixe para aplicar nos dias em que você está mais livre.

Não secar direito

d13397d32b8ac1facdaec4767414417d

Deixar os fios secarem naturalmente é a melhor forma de garantir que eles fiquem sempre saudáveis. O problema é que nem sempre a gente pode fazer isso, principalmente quando precisamos sair logo depois para algum evento. Usar secador é válido, mas é fundamental tomar alguns cuidados. O uso do protetor térmico é indispensável, assim como deixar o jato de ar paralelo aos fios (e não reto, como a maioria de nós faz) e posicioná-lo a uma distância de pelo menos 10 centímetros do cabelo.

 

E aí, gostaram das dicas? Quais outros cuidados vocês tomam na hora de lavar o cabelo?

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *