Categorias
Beleza

6 dicas para cuidar da pele pós-verão

Olá, pessoal! Dizem que tudo que é bom dura pouco e o verão já foi embora, dando lugar ao outono. Antes de ficarem tristes, que tal pensar pelo lado positivo? É quando o calorão finalmente dá uma trégua (vamos combinar que ele só é bom quando estamos na praia ou na piscina) e quando a nossa pele pode respirar depois do excesso de sol.

Vocês podem até não ter ficado vermelhas igual um camarão, mas a pele com certeza foi exposta a uma incidência maior de raios solares, o que faz com que fique mais sensível e ressecada. É exatamente por isso que esse período pós-verão é o mais indicado para cuidar do corpo e deixá-lo pronto para a chegada do outono. Preparada?

Faça esfoliação

Olha aí um cuidado que passa batido por muita gente (tipo eu). A esfoliação deve estar presente no ritual de beleza, mas merece ainda mais atenção nesta época do ano. Acontece que ela tem a função de remover células mortas e promover a renovação da pele. Resumindo: tira aquele aspecto de pele manchada e seca e devolve brilho e suavidade. A frequência depende de cada pessoa e do estado da pele, por isso, o ideal é procurar um dermatologista antes de começar. Mas, normalmente, deve ser feito semanal ou quinzenalmente.

Use sabonetes fisiológicos

textura-lipikar-surgras

Mais um item que nem todo mundo presta atenção. O uso do sabonete é ideal para manter a saúde da pele, mas existem algumas diferenças entre eles, especialmente na formulação do pH. Como a pele fica mais sensível depois do verão, o ideal é escolher opções com pH fisiológico (normalmente em torno de 5,5), que são mais suaves e têm risco menor de desenvolver alergias. Prefira, ainda, os que trazem mel e leite na composição, substâncias que ajudam na recuperação da pele. Por fim, lembre-se de não esfregar com força para que a pele não fique ainda mais danificada.

Passe hidratante diariamente

Mulher-passando-hidratante

A explicação para a pele ficar seca e sem vida durante o verão é fácil: como fica mais tempo exposta a elementos como sol, vento e mar, ela acaba mais desidratada (exatamente como acontece com o nosso corpo). Por isso a importância de usar um hidratante todos os dias, que ajuda a manter a pele saudável. Ah, escolha produtos que tragam substâncias como aloe vera e camomila, que possuem propriedades calmantes, ideais para que a pele vá voltando ao estado normal.

Evite banhos muito quentes

como_instalar_um_chuveiro_eletrico_6deb_380x207

Essa muita gente já sabe, mas não custa relembrar: em temperatura elevada, a água remove a camada protetora da pele, promovendo ainda mais ressecamento, manchas e coceira. Nessa época de calor, a gente já passa longe do chuveiro quente, mas a água muito fria também faz mal. Portanto, a melhor solução é manter a água morna, em temperatura estável ao corpo e, mais uma vez: cuidado ao usar buchas e esponjas para não machucar a pele.

Beba água e tenha uma alimentação saudável

download

Como falei antes, nosso corpo – e, consequentemente, nossa pele – fica mais desidratado no verão. Por isso, beber água é uma etapa fundamental para repor o líquido perdido. Prefira, também, alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam na recuperação da pele. Ingredientes com bastante vitamina C, como laranja, acerola, kiwi, morango e abacaxi estão entre algumas opções de frutas para comer nesta época do ano.

Passe filtro solar

imgHandler

Pois é, amigas, não é porque o verão acabou que a gente deve abandonar o filtro solar. Na verdade, ele precisa ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver nublado. Mas, logo depois do verão, a atenção deve ser redobrada. É comum que a pele fique com aquele aspecto de descascada e manchada. Se for exposta ao sol nesse estado sem proteção, as manchas podem se tornar permanentes (já pensou?). Por isso a importância do filtro com fator mínimo de proteção 15 e aplicação a cada três horas.

 

Viram só, com essas dicas fica mais fácil cuidar da pele depois do verão.

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *