Categorias
Filmes

Top 5 – Filmes (antigos) que têm tudo a ver com as férias de verão

Olá, pessoal! Estamos em janeiro, época de praia , sol, piscina, calor, verão e férias para muita gente. Eu vivia entediada nesta época e hoje moro de saudade, era tão bom. Como eu sempre morei em São Paulo, ia no máximo duas semanas para a praia e depois ficava em casa sem fazer nada. Na verdade, o que eu mais amava era ver filmes na Sessão da Tarde.

Bom, janeiro é véspera da entrega do Oscar e os cinemas estão lotados de bons filmes. Mas eu resolvi fazer uma lista diferente para quem curte aquele cineminha em casa mesmo. É que muitas daquelas histórias que eu via na TV hoje são antigas demais e se tornaram clássicos. Juro que acho muito estranho quando falo sobre um filme da infância e alguém diz que não viu (tenho dificuldade para aceitar que eu estou ficando velha, me deixem rsrs..).

Pensando nisso, reuni os filmes que eu mais gostava de ver nesta época e que, para mim, têm aquele gostinho de férias de verão. Sim, eles são bem antigos e talvez você nunca tenha ouvido falar sobre, mas fica aí a sugestão para assistir ao lado dos irmãos e dos primos. Bora conferir?

Férias Frustradas

Passam-se os anos e este filme continua sendo a minha comédia preferida de todos os tempos. É aquela coisa: perdi a conta de quantas vezes eu já vi, mas continuo rindo nas mesmas partes e não me canso de ver de novo. É um clássico de 1983, mas é tão atual que até ganhou um remake em 2015 (que é engraçadinho, não chega nem aos pés do original).

Para quem não conhece, o filme fala sobre uma família que decide viajar de carro até um parque de diversões para aproveitar as férias. O problema é que dá tudo errado e é uma confusão atrás da outra. Sério, algumas coisas são tão surreais que a gente ri da loucura mesmo. Eu AMO e fez tanto sucesso que originou duas sequências: Férias Frustradas II e Férias Frustradas de Natal.

Conta Comigo

Não sei vocês, mas, para mim, férias de verão têm gostinho de amizade. É quando a gente chama os amigos para fazer qualquer coisa e volta para a escola com muita coisa para contar. E se tem um filme que resume tudo isso que eu penso é Conta Comigo, lançado em 1986 e baseado em um conto de Stephen King.

Como falei, o filme gira em torno de um grupo de 4 amigos na faixa dos 12 anos de idade que partem em uma aventura no meio de uma mata. Parecia só uma coisa de meninos, mas eles aprendem a importância de vários valores. Ah, olha só que legal: muitas das cenas do filme serviram de inspiração para a série Stranger Things (essa sim eu aposto que você viu), especialmente as que os personagens andam em trilhos de um trem.  

Dirty Dancing

Outro clássico da minha infância que eu não me canso de ver. Ele estreou em 1987, mas continuou fazendo sucesso na década seguinte e passa até hoje na Sessão da Tarde. Por mais bobinho que seja, a gente assiste, decora as falas e já teve vontade (pelo menos uma vez na vida) de aprender a coreografia da música principal, Time of my Life – aliás, música campeã de Oscar, tá mores?

Como eu falei, a história é simples: uma menina vai com seus pais para um acampamento de verão e lá se apaixona por um dos funcionários, que tem como hobby a dança. Não demora muito para ela aprender a dançar também, mas ela precisa lidar com seu pai, que não aprova o romance. Sabe aquele filme para ver e rever com a sua melhor amiga? Então!

Agora e Sempre

Mais um filme que fala sobre amizade, mas, desta vez, focado naquelas amizades entre amigas, que se tornam irmãs, sabe? Foi o meu filme preferido da infância e eu sempre assistia quando tinha alguma amiga em casa. Ele é de 1995 e eu tinha 7 anos na época, então, super me identificava com as personagens, que também eram novinhas e estavam descobrindo as coisas boas da vida.

Na verdade, a história começa quando as 4 amigas já são adultas. Cada uma seguiu sua própria vida, mas elas resolvem se reunir para lembrar das férias que passaram em 1970. Engraçado porque o filme tem uma vibe de nostalgia e eu não percebia isso quando era criança, mas faz super sentido agora que eu também sou adulta rsrs… preciso muito ver de novo!

The Wonders – O Sonho Não Acabou

Outro filme que me marcou MUITO quando eu era criança. Eu sempre gostei de música e passei a infância e a adolescência vendo programas de videoclipes musicais. Então, imaginem só como eu pirei quando vi que esse filme falava sobre a formação de uma banda fictícia que faz muito sucesso na década de 1960, mas acaba entrando para a lista de bandas de uma música .

Não tem tanto a ver com férias, praia e verão, mas é um filme que eu via muito nas minhas férias e lembro de ter visto com as amigas, a família, enfim… A música That Thing You Do também fez MUITO sucesso nos anos 90 e não nos pergunte como, mas a gente sabe a letra de cor até hoje. E ah, o filme é bem fofinho, também é super atemporal.

 

E você, lembra de outro filme que gostava de ver nas suas férias?

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *