Categorias
Cultura Filmes

Top 5 – Filmes na estrada (road movies)

Quem está acostumada a entrar neste blog sabe que eu adoro fazer listas sobre qualquer coisa, principalmente filmes. Uma das marcas registradas deste espaço é o Top 5, em que aponto os melhores longas (na minha opinião, claro) de uma determinada categoria. Consigo assistir a qualquer tipo de história, mas tem uma em especial que me chama atenção logo de cara: filmes passados em estradas.

Sabe aquela história em que o protagonista precisa chegar a uma determinada cidade e, para isso, parte em uma viagem de carro e se mete nas mais diversas confusões ao longo do caminho? É desse tipo de filme que eu gosto, conhecidos como road movies. Sou tão viciada nesses enredos que pensei neste Top 5 há muito tempo, mas só consegui postar agora. Vamos conhecer os eleitos?

 

Férias frustradas

feras

Não sou muito fã de comédias, mas, quando gosto, gosto MESMO. Se vejo no cinema, saio da sala e já combino de ver de novo com uma amiga. Se assisto em casa, faço de tudo para comprar em DVD. E, sim, dou risada nas mesmas partes SEMPRE e volto para ver de novo. É exatamente o que acontece cada vez que vejo Férias Frustradas. O filme original é de 1983 e fez muito sucesso na Sessão da Tarde e no mundo inteiro, tanto que rendeu três continuações (a última foi lançada recentemente).

A história é simples: uma família que decide cruzar os Estados Unidos de carro durante as férias para ir a um parque temático. O que tem de tão engraçado assim? Tudo! Sério, são tantas confusões que a gente até começa a se identificar. Afinal, quem nunca teve uma viagem que se tornou desastrosa? Fora as discussões que são comuns em qualquer situação familiar. É aquele clássico que a gente precisa ver pelo menos uma vez na vida, sabe?

 

Pequena Miss Sunshine

c-spotlight-sunshine

Sensação do Oscar de 2007, é outro que se tornou um clássico dos road movies familiares. Neste caso, o motivo da viagem é que Olive, a caçula do clã, foi classificada para um concurso de miss em uma cidade longe. Todos embarcam em uma jornada a bordo de uma kombi amarela – que se tornou um símbolo do filme – e muitas confusões e segredos são revelados no meio do caminho.

A história aqui é uma mistura gostosa de drama e comédia. Têm alguns temas comuns que nos fazem refletir, mas as partes engraçadas são realmente de tirar o fôlego, especialmente o fim (que não vou contar para não perder a graça). O mais bacana é que dá ver com as amigas, o namorado, os pais, sozinha… Diversão pura!

 

Na Natureza Selvagem

1

Outro enredo muito comum nos filmes de estrada é o protagonista que decide largar tudo e partir em uma viagem para começar uma nova vida. Um bom (e ótimo) exemplo é Na Natureza Selvagem, em que um jovem recém-formado decide doar todas as suas economias, rompe contato com os pais e sai em uma jornada rumo ao Alasca, onde vive apenas com o básico e necessário.

Além de paisagens maravilhosas, a trilha sonora é marcante e inspiradora com canções de Eddie Vedder, o líder da banda Pearl Jam. Também faz a gente repensar sobre nossos valores, nosso estilo de vida e o que podemos fazer para sermos pessoas melhores. O melhor é que é baseado em uma história real!

 

Quase Famosos

tiny-dancer

Como quase todo jornalista, tive meus momentos em que sonhava em trabalhar em veículos de música para entrevistar astros. Para ser sincera, acho que todo mundo já imaginou como seria respirar música 24 horas por dia, certo? Esse foi um dos motivos que fez com que eu me apaixonasse por esse filme, que marcou o início da minha adolescência. Nele, o protagonista é um jovem de 15 anos que consegue um emprego na revista Rolling Stone para acompanhar uma famosa banda dos anos 1970.

Esse grupo parte em sua turnê pelos Estados Unidos e o garoto vai junto, registrando cada momento. Conforme os dias se passam, ele fica mais próximo dos integrantes e, aos poucos, torna-se praticamente um membro do time. O legal aqui é acompanhar um pouco da história do rock da década de 70, pirar com os figurinos e entender mais sobre o universo da música. Ah, essa história foi baseada na vida do próprio diretor, que acompanhou a turnê da banda Led Zeppelin.

 

Um Parto de Viagem

um_parto_de_viagem_2010_g

Outra comédia que mistura Férias Frustradas e Se Beber Não Case, que eu também amo de paixão e que entrou no Top 5 do Dia do Amigo. Aqui a trama gira em torno de um executivo que precisa voltar para casa para acompanhar o nascimento do seu primeiro filho. O problema é que ele se mete em uma confusão com um sujeito pra lá de esquisito (interpretado por Zach Galifianakis, engraçado por natureza) e os dois são expulsos do avião.

Resta, então, uma viagem de carro em que os dois começam se odiando, mas, aos poucos, tornam-se bons amigos. Até lá, passam por situações divertidíssimas e a gente até perde o fôlego de tanto rir. É impossível não rir, sério! Outro que dá para assistir com uma companhia gostosa por perto ou até mesmo sozinha!

 

Quer uma dica? Escolha o filme com base nas cidades retratadas na história. Assim, fica mais fácil programas suas próximas férias e, quem sabe, partir em uma viagem pela estrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *