Categorias
Cultura Música

One Hit Wonders – Músicos com apenas um sucesso

image1

Você muito provavelmente já escutou pelo menos uma dessas músicas. São aquelas canções que grudam na cabeça e tocam inúmeras vezes no rádio e na balada. O cantor ou grupo é convidado para todos os programas possíveis, ganha homenagem e retrospectiva, concorre ao prêmio de artista revelação do ano e depois… Não consegue mais fazer sucesso. Chamados de One Hit Wonders, eles ganharam fama e muito dinheiro com apenas uma música e hoje caíram no mundo dos desconhecidos. Pensei em vários casos, mas selecionei os que mais me marcaram. Quer saber quais são? Então vamos lá:

Tô Nem Aí – Luka

No ano de 2003, uma mocinha de cachinhos vermelhos chamada Luka emplacou um dos maiores hinos de quem tomou um pé na bunda e quer dar a volta por cima. A música Tô Nem Aí não tocou apenas no rádio, mas ganhou clipe e entrou na trilha sonora de Malhação. Na época, eu tinha 15 anos e estava naquela fase de gravar CDs. Essa canção chiclete entrou em pelo menos três álbuns feitos por mim. O sucesso foi tanto que todo mundo sabia cantar (eu sei até hoje) e rendeu vários prêmios para a autora. Diziam que ela era promissora, que continuaria a bombar, mas parou por aí. Ela até chegou a lançar outra música, Porta Aberta, mas não chegou nem perto do primeiro single. Uma pena!

Musa do Verão – Felipe Dylon

No mesmo ano de 2003, as boy bands já estavam se desfazendo e as adolescentes precisavam de um rostinho bonito para admirar. Eis que surge um garoto carioca de 16 anos com toda a pinta de malandro e voz de quem ainda bebe leite. Felipe Dylon lançou Deixa Disso e, logo depois, Musa do Verão, que seria o seu maior sucesso. Por onde passava, deixava milhares de lágrimas e gritinhos histéricos. Era uma verdadeira euforia que não durou nem dois anos. Ele chegou a promover outras músicas, mas nenhuma teve o mesmo impacto. Pouco tempo atrás, ele apareceu de dreads no cabelo e com muitos quilos a mais. Hoje ninguém sabe mais do seu paradeiro.

40 Graus – Twister

Três anos da Luka e do Felipe Dylon, cinco meninos resolveram que seriam a versão brasileira dos Backstreet Boys. O grupo Twister já chegou com aquele clima de que não duraria muito, mas todas as meninas dançaram muito ao som de 40 Graus e ficavam suspirando ao pensar nos galãs do momento. Até que um deles foi preso e acabou com toda a magia. Houve outros CDs e outras tentativas de sucesso, mas nessa altura do campeonato eles já estavam condenados ao fracasso. Mas devo confessar que eu sempre canto essa música no karaokê!

Call Me Maybe – Carly Rae Jepsen

Há pouco mais de dois anos, todo mundo aumentava o volume quando escutava o refrão: “hey, I just met you and this is crazy, but here’s my number so call me maybe”. Carly, uma cantora de então 27 anos com cara de 20, alcançou o topo das paradas depois de ficar em terceiro lugar no Canadian Idol e ter lançado um álbum de estreia mais calminho. Todos diziam que ela tinha uma carreira promissora e que poderia ser a nova princesa do pop. Impulsionada pelas críticas positivas, ela lançou o segundo single, This Kiss, e foi convidada pelo meu muso mor Adam Young, idealizador do projeto Owl City, a gravar a música Good Time ao lado dele. Neste ano, Carly largou o microfone e investiu na carreira de atriz ao protagonizar o musical da Cinderella na Broadway. Mas só sei disso porque a sigo no Instagram. Agora ela anda meio sumida. Vamos aguardar se vem mais alguma coisa por aí…

Too Little Too Late – Jojo

http://www.youtube.com/watch?v=XLyJ_xZKLic

Um dos meus maiores presentes de 18 anos foi ganhar a assinatura do canal MTV Hits, que passava clipes 24 horas por dia. O canal era norte-americano e só passava as músicas que estavam bombando por lá. Foi assim que descobri muitas bandas e cantores que sou fã até hoje. Em meio a guitarras e raps, eis que surge uma garota loirinha de 16 anos que ficava chorando as pitangas enquanto o namorado não se mostrava muito interessado nela. Não demorou para Too Little Too Late chegar ao Brasil. O clipe-chororô passou tanto por aqui que até enjoou. Pena que a Jojo não lançou mais nada que tenha feito sucesso desde então. Hoje a música toca naquelas estações de rádio calminhas que nossos pais adoram ouvir, sabe? Quem diria…

The Reason – Hoobastank

Em 2004, no auge da minha adolescência, eu comecei a dar uma chance para as bandas de rock. Essa foi a época de ouro para grupos brasileiros como Charlie Brown Jr., CPM 22 e Detonautas. Talvez seja por isso que o Hoobastank fez tanto sucesso. A letra melosinha e o vocalista com pinta de galã caíram no gosto das adolescentes, que votavam enlouquecidas para ver o clipe no Disk MTV. A música The Reason era toda romantiquinha, fofinha e embalou muitos casais. Mas foi só isso. Confesso que eu nem lembrava mais do grupo antes de fazer a pesquisa para este post.

Palpite – Vanessa Rangel

http://www.youtube.com/watch?v=VF9g6YWdrjQ

Quem é fã de novelas desde pequena, assim como eu, sabe que um dos maiores sucessos do escritor Manuel Carlos na década de 90 foi Por Amor. A história da mãe que engravida junto com a filha e troca os bebês tinha uma trilha sonora recheada de hits. O principal era Palpite, tema da Milena e do Nando, interpretados por Carolina Ferraz e Eduardo Moscoviz. A cantora Vanessa Rangel era convidada para todos os programas e sempre levava seu violão para embalar a letra que grudou na cabeça de todo mundo. A novela acabou e a artista caiu no esquecimento rapidamente, a não ser quando alguém pega o microfone para cantar a música no karaokê.

You Get What You Give – New Radicals

Descobri a MTV em 1999, quando tinha 11 anos. Um dos clipes que mais me marcou era esse, que se passava em um shopping. Na prática, era bem besta. Mas eu achava tão legal que assistia até o fim todas as vezes que passava na TV. Aos poucos, comecei a decorar a letra e perceber que a música também tocava nas rádios. O New Radicals fez tanto sucesso que lançou um segundo single, Someday We’ll Know, que ficou conhecido por ter sido regravado pela Mandy Moore para entrar no filme-delícia Um Amor Para Recordar. O grupo tinha tudo para continuar na estrada, mas acabou no auge porque o vocalista resolveu se dedicar a carreira de produtor musical. Fica apenas a lembrança!

 

Lembra de mais algum? Coloca sua sugestão nos comentários que eu prometo fazer a continuação deste post em breve!

0 resposta em “One Hit Wonders – Músicos com apenas um sucesso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *