Categorias
Bem-estar

6 dicas para manter a boa forma no inverno

Chega o inverno e uma das nossas maiores preocupações é manter a dieta em dia. Parece impossível (e ok, é bem difícil mesmo) resistir a tantas delícias sem que o ponteiro da balança suba. A gente até tenta deixar as gordices para um ou outro dia, mas a missão é tão complicada que jogamos a toalha em algum momento e só voltamos a nos lembrar da dieta quando a estação acaba.

Se você também faz parte desse grupo, pode começar a se animar! Sim, o inverno vai continuar a nos deixar tentadas a jacar, mas é só ter força de vontade e o mais legal de tudo: seguir algumas dicas que ajudam (e muito) a manter o corpo em dia durante a estação. Vamos conferir quais são?

 

Não abandone a academia

22be46c3971410aa4e3266d033a5a4ed

 

Reparou como a preguiça de se exercitar é maior no inverno? Como é difícil acordar cedo sabendo que a gente vai para a academia, não é mesmo? Dá aquela vontade de continuar a dormir mais um pouquinho. Só que é aí que mora o perigo: quando a gente abandona os exercícios físicos, a queima de calorias é mais devagar e os nossos exageros alimentares terão, sim, consequências diretas na balança. Então, amiga, não tem outro jeito a não ser superar a preguiça e encarar o treino sem desculpas.

 

Prefira atividades de intensidade moderada

2b617c97a2fdf3765f1fd327c47ad81e

Todas nós sabemos da importância dos exercícios físicos para a nossa saúde. Só que muitas (e, acreditem em mim, já fiz parte desse time por muito tempo) ignoram os benefícios e continuam sedentárias. Nesse caso, vale começar agora mesmo com uma atividade aeróbica de intensidade moderada, que apresentam melhores resultados durante o inverno. Sem ideia do que fazer? Anote aí: pilates, ioga e uma caminhada diária de, no mínimo, 30 minutos já dão conta do recado.

 

Não se esqueça de usar roupas adequadas

24a800c645f9ebb78f693efc9243ebc0

Se você prefere se exercitar em áreas abertas, como parques e praias, vale o bom e velho conselho da minha mãe: levar um casaquinho. Brincadeiras à parte, é fundamental usar roupas próprias para suportar as baixas temperaturas. Ou seja, procure por peças específicas para a prática de atividades físicas, que ajudam no processo de transpiração e deixam o corpo seco. Caso o frio esteja rigoroso, vale começar com um casaco específico para a atividade e, se for necessário, proteger as extremidades do corpo com luvas, meias e gorros. A ideia é ficar em forma e não doente, certo?

 

Faça trocas alimentares

3f17f479d2a3e2e0ee1b355c019729a8

Agora vem a parte difícil: a comida. Sei que é muito difícil recusar as delícias gastronômicas do inverno, mas dá para fazer algumas trocas não tão complicadas assim. Sabe aquela sopa em versão creme? Experimente trocá-la por uma versão mais leve com legumes. Ok, não é tão gostoso, mas ao menos esquenta o corpo. Outra dica é substituir o chocolate ao leite pelo meio amargo, trocar o queijo amarelo pelo branco e maneirar no vinho, afinal, álcool em excesso faz muito mal. Para ficar mais fácil, veja se suas amigas também querem pegar leve na alimentação e combinem de uma incentivar as outras!

 

Durma bem

d33eafb05f6261e666713920d9b99a3f

É normal sentir mais sono durante o inverno. Isso acontece porque a estação traz uma série de mudanças climáticas. As horas de sol são menores, enquanto as noites são mais longas e o tempo fica mais frio. Sem falar no metabolismo, que fica mais lento, e no aumento de roupas que usamos. Tudo isso faz com que a gente fique mais recolhida e confortável quando estamos dormindo. Mas tem algo muito bom nisso: dormir bem facilita a queima de gordura. Só que mais do que as horas recomendadas para repouso, vale pensar na qualidade. É preciso estar relaxada e em um ambiente propício para ter um sono de qualidade e comprovar os resultados.

 

Beba água

00551d60d1f54be1be01a959088159c5

Sim, sou repetitiva e sempre incluo este tópico nas minhas listas. Mas, de verdade, beber água é tão importante e essencial na nossa vida que não tem como ficar de fora. Além de deixar nosso corpo hidratado e saudável, a água promove a sensação de saciedade – evitando que a gente coma além do que realmente precisamos – e ajuda no processo de digestão, diminuindo a sensação de inchaço e problemas intestinais. Viu só como a água faz bem?

 

Gostaram das dicas? Quais outros cuidados vocês tomam para evitar a jacada durante o inverno?

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *