Categorias
Bem-estar Nutrição

5 alimentos para comer sem culpa nas festas juninas

Não tem jeito: entra ano, sai ano e a minha comemoração favorita continua sendo a festa junina. Acho uma graça a decoração com as bandeirinhas, as barraquinhas, as brincadeiras tão simples com as crianças (amo a pescaria), as roupas xadrez e o clima gostoso de interior. Mas tem um motivo que supera qualquer outro desses: a comida. Tem coisa melhor do que o cardápio de festa junina? Na lista, temos quitutes como cachorro quente, crepes, canjica e tantas outras delícias. Sério, gente, eu PIRO em festas juninas.

Mas aí, no dia seguinte mesmo, já vem aquele peso na consciência por conta da jacada. A boa notícia é que dá, sim, para pegar leve nesses eventos. Ok, eu sei que já falei sobre esse tema lá no comecinho do blog, mas é junho e a gente quer mais é se acabar na quadrilha, então vai ter repetição de post e pronto. Brincadeiras à parte, aviso que é preciso ter muita determinação para seguir esse roteiro magrinho aqui embaixo. Vamos conferir?

 

Milho

Pensa só na quantidade de alimentos juninos à base de milho: curau, bolo, pamonha, canjica e tantas outras maravilhas. Mas o melhor quitute desse grupo todo é a espiga de milho, que protege contra doenças cardíacas, retarda o envelhecimento, controla a pressão arterial e ainda fortalece os ossos. Vale também um saquinho pequeno de pipoca para comprovar os benefícios. O que não pode? Exagerar no sal e na manteiga, que são perigosos e calóricos.

 

Pinhão

e8d2081f00b82df378e855abde135358

Já falei sobre as maravilhas do pinhão no post sobre as comidas típicas de inverno, mas vale relembrar para dar água na boca. Fonte de fibra, ele ajuda nas funções intestinais e controla os níveis de colesterol. Mas ainda tem mais: melhora a circulação sanguínea e estabiliza a pressão arterial. O único ponto de atenção é o excesso, já que o alimento também é calórico.

 

Bolo de fubá

dd3ae13cf80187e48ecc0712dd2a2a1f

Rola um papo de que o fubá engorda e muita gente tira essa delícia (que tem gosto de infância na casa da vó, fala aí) do cardápio. Você também ama essa maravilha aqui? Então pode se animar, porque o ingrediente é uma excelente fonte de fibras, ótimas para quem sofre de doenças cardíacas, obesidade e diabetes, além de dar uma forcinha para o sistema imunológico. O que não dá é cair matando e comer o bolo inteiro, ok?

 

Espetinho de carne ou frango

f97533f07a330d423ae00cdde691aa22

É um clássico da festa junina que faz superbem à saúde. Além do alto teor de proteínas, essenciais para a nossa sobrevivência, eles ajudam a ganhar massa muscular, atuam no sistema imunológico e ajudam no transporte de oxigênio dentro do corpo. O problema é que a gente não consegue comer um espetinho só, então o resultado se transforma no excesso de comida. Viu, amiga, tem que se controlar!

 

Vinho quente

7c67d8767e298364a0cc70e0c7933643

Nada mais gostoso do que uma bebida quentinha para aliviar o frio, não é mesmo? E se essa bebida ainda for boa para a saúde? O vinho quente é composto por resveratrol, substância que protege o coração. Isso sem falar no poder de dilatar os vasos sanguíneos, o que estabiliza a pressão arterial, e de controlar as taxas de colesterol. Antes de pegar sua caneca e preparar o brinde, é bom ficar atenta, já que álcool em excesso é um dos maiores vilões da saúde.

 

Gostaram das dicas? Agora fica mais fácil se jogar na festa junina sem culpa!

 

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *