Posts em destaque

Para comer sem culpa: 6 benefícios do chocolate

Todo ano é a mesma coisa: a Páscoa chega e a gente não sabe se enfia o pé na jaca e come aquele ovo de chocolate supercalórico ou se continua firme e forte na dieta. O doce que nós tanto amamos é considerado um vilão para muita gente, mas tem lá seus benefícios. E são vários, viu?

Mas claro que nem tudo é essa maravilha. Para que possa ser um aliado da nossa saúde, o chocolate precisa ser amargo e, de preferência, com mais de 70% de cacau, já que o fruto é o todo poderoso. Por isso, pode esquecer o chocolate ao leite e o branco. Sei que é triste, mas pelo menos a gente não passa vontade na Páscoa. Bora ver esses tais benefícios?

 

Diminui o estresse

e62f83e4ce9a2fe53469e01c890f8862

Não tem como negar: todo mundo está – ou já esteve – estressado. A gente faz mil coisas ao mesmo tempo e parece que a vida fica corrida, não é mesmo? Os perigos do estresse a gente já sabe, mas dá para recorrer ao chocolate ao invés de tomar mil remédios. Isso acontece porque ao consumir o doce, somos bombardeadas pela endorfina e pela dopamina, hormônios que ajudam no relaxamento. Bom, né?

 

Faz bem ao coração

38c520bf384e31e729448fda59378aa2

Assim como tem muita gente estressada, tem um time bem grande de pessoas hipertensas e muitas delas são jovens. Quem se encaixa nesse quadro sabe que é preciso maneirar na alimentação e praticar atividades físicas, mas dá para adoçar tudo isso com um pedacinho de chocolate. A explicação é que ele é rico em antioxidantes que inibe uma enzima capaz de aumentar a pressão arterial.

 

Funciona como anti-inflamatório

Sem título

A dose recomendada pelos especialistas é de 30 gramas, o que equivale a um quadradinho. Parece pouco, mas é o suficiente para ajudar em inflamações crônicas. Além de todos os nutrientes anteriores, ele também tem flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam o problema. Taí um excelente tratamento, não é mesmo?

 

Melhora o humor

Sem título

Já perceberam como o chocolate é mágico? Basta uma mordidinha para nos sentirmos mais alegres. Parece que todo o peso do excesso de compromissos e responsabilidades que a gente carrega some imediatamente. A verdade, no entanto, é que ele é uma fonte poderosíssima de serotonina, neurotransmissor que causa aquela sensação maravilhosa de bem-estar. Ficou triste? Come chocolate (um pouquinho só, tá?) que passa!

 

Deixa a aparência saudável

Sem título

O chocolate também promove um efeito incrível na nossa pele. Além de deixar a nossa saúde em ordem, ele é tão maravilhoso que previne o envelhecimento. Graças aos antioxidantes e à alta concentração de vitaminas A e do complexo B, ele atua diretamente na regeneração do rosto. Está explicado porque é usado em diversos cosméticos, não é mesmo? Vou super passar a investir nesses produtinhos!

 

Ajuda a emagrecer

5219c12c4f5832210dacec7d797a4a85

Opa, como assim? Chocolate ajuda a perder peso? Parece loucura, mas é verdade. O doce é composto, entre outros nutrientes, por cafeína, que acelera o metabolismo e provoca a queima de calorias. Isso sem falar que ele também promove saciedade, ou seja, evita que a gente coma o que não deve e em horas erradas. Maravilha!

 

Viram só, dá para ser feliz nesta Páscoa sem se preocupar com a balança.

 

Um beijo e até o próximo post!