Categorias
Livros

Eu li: Ainda Sou | Jojo Moyes

Olá pessoal! Não é segredo para ninguém que uma das minhas paixões é ler e eu adoro ainda mais quando estou com um livro de uma escritora que eu já conheço. Uma das minhas autoras preferidas é a Jojo Moyes, que fez todo mundo chorar com o livro Como Eu Era Antes de Você, que virou filme em 2016 (confira a resenha aqui).

A história fala sobre Lou, uma jovem que adorava a vida simples que levava em uma cidade pequena da Inglaterra. Tudo vai bem até que ela recebe a missão de trabalhar como cuidadora de Will, um homem que ficou tetraplégico após ser atropelado por uma moto. Os dois acabam ficando próximos e ela se apaixona por ele, que decide fazer com que ela tenha vontade de viver.

O problema é que o livro acaba com algumas perguntas no ar, então a Jojo Moyes lançou a continuação, chamada Depois de Você. Li este livro também em 2016 (confira aqui a resenha que fiz no canal) e acabei achando mais ou menos. Quando todos nós achávamos que a história de Lou tinha acabado por aí, eis que a autora pegou todo mundo de surpresa e avisou que teria um terceiro livro.

Ainda Sou Eu chegou nas livrarias brasileiras no comecinho deste ano e eu corri para garantir meu exemplar e contar tudo para vocês. A resenha aqui no blog vai ser mais longa, então já dá um play no vídeo abaixo para saber o que eu achei:

Sinopse

A história de Ainda Sou Eu começa exatamente no ponto em que Depois de Você termina. Então, se você ainda não leu, aconselho parar por aqui para não ter nenhum spoiler, ok? Se você já leu, sabe que Lou recebeu uma proposta para trabalhar como assistente pessoal de uma família de bilionários em Nova York.

No começo, é basicamente isso: Lou precisa provar que é, sim, capaz de ser inserida nesse mundo de luxo e riqueza, enquanto tenta lidar com o relacionamento a distância com o paramédico Sam, que ficou na Inglaterra. A gente até pensa que esse é o emprego dos sonhos, mas, aos poucos, descobrimos que não é tão legal assim.

No meio do caminho, ela acaba conhecendo um rapaz que é idêntico ao Will e fica com o coração balançado. Será que é uma resposta para as dúvidas que ela tinha? Não vou contar exatamente o que acontece para não estragar a surpresa, mas em um determinado momento a Lou precisa recomeçar em Nova York e aí sim, na minha opinião, é que o livro fica bom.

O que eu achei

Como Eu Era Antes de Você é o meu livro favorito da vida. Para mim, estava bom daquele jeito, com apenas um livro, mas queria saber como a história da Lou ia terminar, né? Confesso que não estava com muitas expectativas porque não gostei de Depois de Você, mas resolvi tentar.

Como falei antes, achei o começo do livro bem parado. Fica só nessa coisa da Lou tentar se dar bem em um emprego que não tem nada a ver com ela, enquanto a gente morre de raiva do Sam por não entender o momento dela. Acaba que a gente não consegue entender muito bem qual é a história de verdade.

Tudo muda quando a Lou passa por esse momento de dificuldade que eu não posso contar. Aos poucos, ela encontra as respostas que tanto queria e a gente vai aprendendo junto. Neste livro, consegui tirar como lição a importância de aproveitar as oportunidades da vida e, com esse olhar, percebi como livro tem mensagens bonitas.

No filme Como Eu Era Antes de Você, os atores Emilia Clarke e Sam Claffin interpretam Lou e Will

Mesmo assim, senti falta daquela Lou que fazia a gente morrer de rir lá no primeiro livro. Agora, ela está mais madura e mais séria. Também senti falta do Will, que agora virou um mero coadjuvante. E até da família engraçadíssima da Lou, que aparece muito pouco.

De maneira geral, achei melhor que Depois de Você, mas não tem como ser melhor que Como Eu Era Antes de Você. E, sim, ficaram algumas pontas soltas para uma possível continuação, mas, até onde eu sei, a Jojo Moyes avisou que este seria o encerramento da história de Lou. Que bom, porque eu gostei do final! 🙂

 

E você, já leu? Me conta o que achou!

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *