Categorias
Livros

Eu li: Um Caminho Para A Liberdade – Jojo Moyes

Ei, seus lindos! Bora falar sobre leitura hoje? Vocês sabem que eu sou apaixonada por livros e, claro, tenho alguns escritores favoritos. Jojo Moyes, autora de Como Eu Era Antes de Você, é uma delas. Foi só saber que ela tinha lançado um livro novo, chamado Um Caminho Para A Liberdade, que eu corri para comprar.

Apesar de ter histórias lindinhas e bem fofinhas, Jojo também tem feito muitos livros com um viés mais histórico. Quando vi a capa do livro novo, podia jurar que seria um romance bem do jeito que a gente ama, mas era mais um da saga histórica. Ah, ele foi lançado no finalzinho do ano passado e eu aproveitei para ler nas férias de fim/começo de ano.

Sinopse

Inspirado em uma história real, Um Caminho Para A Liberdade se passa na década de 1930, nos Estados Unidos. Ao longo das páginas, acompanhamos cinco mulheres apaixonadas por livros que enfrentam várias questões (como machismo e racismo) para transformar a vida da cidade em que vivem.

Capa do livro Um Caminho Para A Liberdade

Por mais que sejam cinco mulheres, a história é mais focada em duas delas: Alice e Margaery. Alice é uma mulher inglesa que se casa por amor com Bennett e se muda com ele para uma cidade norte-americana. No entanto, ela sofre com a indiferença do marido e descobre que o sogro é terrível.

Margaery pertence a uma família de encrenqueiros da região e tem um lindo coração, mas não se submete aos costumes locais. Tem um namorado de longa data, mas não quer casar, e não aceita ser tratada com inferioridade.

As duas se unem quando passam a fazer parte da Biblioteca a Cavalo, em que sobem as montanhas a cavalo para levar livros, revistas e outros materiais para famílias humildes. O projeto, é claro, não é bem aceito pelos homens da cidade.

Minha opinião

Eu gosto muito desses livros mais históricos da Jojo Moyes. A gente aprende muito e todos eles enfatizam a força das mulheres. Mas, como são mais pesados, demoram um pouco para engrenar. Em alguns momentos, precisei ser persistente para seguir em frente com a leitura.

Um Caminho Para A Liberdade é um lindo livro que fala sobre o poder da amizade e a importância do feminismo. Além disso, nos faz refletir como mudamos muito e pouco ao mesmo tempo. As mulheres conquistaram muito espaço, mas a luta ainda é longa.

Apesar de ter gostado bastante do livro, ando sentindo muita falta dos romances atuais da Jojo. Estou torcendo para que ela volte a fazer histórias assim, quem sabe… Mas, mesmo assim, indico para todo mundo! 🙂

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.