Categorias
Lifestyle

6 dicas para arrasar na ceia de Natal

Olá, pessoal! Nesta época de fim de ano é quase impossível não pensar no Natal. Eu sempre fico empolgada quando começo as ver as primeiras decorações natalinas e não vejo a hora de montar minha árvore de Natal em casa. Minha família é pequena e normalmente fazemos a ceia na casa da minha avó, que curte bastante a festa e faz questão de decorar cada cantinho com muito carinho.

Se você já recebeu (ou vai receber) convidados para o Natal, sabe que é comum ter várias dúvidas. Pode até parecer uma ocasião simples, mas algumas coisas são básicas para qualquer ceia natalina, independentemente do estilo. Por isso, reciclei um post que eu fiz lá no comecinho do blog e acrescentei outras dicas para arrasar na ceia natalina.

Planeje tudo com antecedência

d3a3291561cc74fb2aefa7bd186043ae

Eu sou ansiosa e gosto de fazer qualquer coisa com antecedência. Mas, quando o assunto é ceia de Natal, calma e planejamento são duas palavrinhas que realmente fazem a diferença. Já parou para pensar no tanto de coisa que envolve esse evento? A decoração, o que servir, o número de convidados, a troca de presentes e por aí vai. Ou seja, se você ainda não fez nada disso, aproveite que dezembro ainda está começando e corra para deixar tudo certo.

Pense no estilo da decoração

Pois é, amiga, foi-se o tempo em que as decorações natalinas eram restritas às cores verde e vermelho. Dá para aproveitar a onda do cobre e dos metálicos, por exemplo, e fazer uma decoração com prata, dourado, cinza e rosê. Ou então criar algo mais lúdico inspirado em cores pastel (o bom e velho candy color). Aí vai muito do seu estilo e das preferências dos convidados. Aqui vai uma seleção de fotos para te inspirar:

bfdaff1dcc12638a1bdb2cc0b80e903c 1676302915cf766bf626bccdaa52331d

22b4c0cd5054bc6a3f0011dcb9ee77db  f1bdb1b916ade53521925bdbcc08e041

Faça um cardápio democrático

d89bd4f3a187402d6826c1c369d5162b

Ceia de Natal que se preze tem que ter peru, chester, salpicão de frango, panetone e frutas típicas. Esses pratos não podem ficar de fora da ceia, até porque são o que as pessoas esperam comer mesmo. Claro que dá para acrescentar algumas opções para deixar a ceia mais personalizada. Aqui em casa a gente sempre pede o bolo de sorvete da minha avó, já virou tradição. Fale com os contatos e procure saber se tem algo que eles gostam muito – ou, melhor ainda, se um deles pode trazer um prato que faz muito sucesso entre vocês.

Lembre-se das crianças

9492af325955cd50145c9d9b67d9f75d

As crianças não têm paciência para esperar até a meia-noite para então ganhar os presentes. Elas também sentem fome mais cedo e precisam de alguma coisa para se entreter. A solução? Entregar os presentes delas primeiro e preparar uma porção da ceia para servir exclusivamente para os pequenos. E que tal propor alguma brincadeira? A saída mais comum é escolher alguém para se fantasiar de Papai Noel. Pelo menos é divertido, vai?

Prepare a trilha sonora

e5650067298c5de31a01d487ff39e2f9

Escolher as músicas que farão parte da ceia é muito importante, afinal, ajuda a dar aquele clima aconchegante e faz com que os convidados se sintam à vontade. Uma dica que eu gosto muito é fazer uma seleção de músicas de Natal regravadas por cantores famosos. É muito comum, principalmente nos Estados Unidos, os artistas lançarem álbuns natalinos, por isso, a lista é grande. Dê uma olhada nas listas criadas no Spotify só com canções natalinas e escolha a que mais combina com você e com os seus convidados.

Divida as tarefas

34b27066dd3ea259929ef40d7b4c9f36

Lembram quando eu disse que era bastante coisa? Pois então nada melhor do que dividir as tarefas. Organize um grupo no WhatsApp, assim cada um pode escolher as tarefas que mais gosta. Uma pessoa pode cuidar da trilha sonora, outra da decoração da mesa, outra pode ajudar a preparar a ceia e outra ainda pode ficar responsável por organizar o amigo secreto da família. É uma ajuda e tanto!

 

Por fim, outra dica valiosa: pode ser que apareça alguém em cima da hora. Então, faça o cálculo da comida já pensando nisso e tenha um presentinho a mais para não deixar ninguém de mãos abanando, ok?

 

E aí, gostaram das dicas? O que mais acham essencial na ceia de Natal?

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *