Categorias
Bem-estar

Por dentro do Hiit

Com o passar dos anos, a gente descobre que não dá para fugir da atividade física. O metabolismo realmente começa a ficar mais lento e já sentimos os efeitos dos nossos excessos alimentares. Eu nunca tive aptidão para esportes, fiz dança de salão por anos e acabei enjoando e não sabia muito bem o que fazer. Foi quando percebi que, por mais que odiasse, precisaria fazer academia.

Já estou firme e forte na musculação há mais de 1 ano, mas sentia falta de algo que tirasse a minha preguiça máster (tem coisa mais entediante do que passar 40 minutos na esteira?). Pois bem, foi quando meu personal me apresentou o High Intensity Interval Training, o famoso HIIT. Desde então, amigas, minha vida mudou!

171fb3a3e856b4cbc8a82d2138d01eb2

O nome pode até parecer complicado, mas já explica no que consiste: treino de alta velocidade com intervalos. Ou seja, você pode fazer qualquer tipo de exercício – como subir e descer escada, polichinelo, abdominal, tiros de corrida e por aí vai – desde que faça o mais rápido que conseguir por um período determinado. Eu faço as séries por 30 segundos, mas dá para fazer por mais ou menos tempo. Tudo, claro, vai depender da sua condição física.

Mas não para por aí. O segredo do HIIT é que os exercícios são intercalados com um momento de descanso, que não pode durar muito (eu reservo 20 segundos para esta etapa). Essa combinação que parece do mal é responsável por acelerar o metabolismo, queimar gordura e, para noooossa alegria, dar aquela forcinha no processo de emagrecimento. Viram só como vale a pena?

Outra coisa muito bacana é que dá para fazer o treino em qualquer lugar, já que não necessita de aparelhos e acessórios. Também é legal porque o tempo passa tão rápido que a gente nem percebe. Os especialistas recomendam 40 minutos de HIIT, mas o legal é começar com calma. Eu ainda estou começando e faço apenas 12 minutos, mas é o suficiente para o meu corpo gritar. Com o tempo, ele se acostuma e eu pego mais pesado…

Apresentação1

Ah, vale o recadinho: os benefícios só aparecerão se você der o melhor de si nos momentos de alta intensidade. Ou seja, é pra se jogar e fazer os exercícios o mais rápido que conseguir sempre com a supervisão de um profissional, ok?

 

Alguém aí conhece o HIIT e também gosta?

 

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *