Categorias
Cultura Música

[Especial Retrô] – As músicas de 2015

 

 

Todo fim de ano pede uma retrospectiva dos principais acontecimentos dos últimos anos, então a partir de hoje o blog será tomado por uma série de posts para que a gente possa recordar esses episódios antes de dar adeus a 2015. O Especial Retrô começa com um dos meus assuntos favoritos: música. Você se lembra das canções que mais escutou neste ano? Pois elas estão bem aqui:

 

Blank Space – Taylor Swift

O segundo single do álbum 1989 (considerado um dos melhores de 2014) foi lançado no finzinho do ano passado, mas continua bombando até hoje. Nós não apenas decoramos a letra, como amamos o clipe, cheio de cenas de ciúme em meio a um cenário composto por casarão, cavalos, figurinos lindos e um boy pra lá de magia. Taylor conquistou gente que não gostava dela (tipo eu), virou nossa best e lançou mais um monte de sucesso neste ano: Style (minha favorita), Bad Blood e Wildest Dreams. 2015 é dela! Eu até comprei o CD e amei!

 

Love Me Like You Do – Ellie Goulding

Amo a Ellie desde a época de Lights, mas ela não era tão conhecida por aqui até lançar Burn em 2013, que só explodiu nas rádios brasileiras no ano passado. Em janeiro deste ano, ela lançou a música tema do filme Cinquenta Tons de Cinza. Gostei no início, aí vi o filme e odiei e agora remeto a canção a toda história furada da trilogia. Fora que toca tanto, mas tanto, que eu peguei um bode. Agora viciei em On My Mind, outra música dela.

 

Sugar – Maroon 5

Candidatos a clipe do ano? Temos aqui um ótimo representante. Bastou nosso muso Adam Levine e sua turma invadirem casamentos ao som de Sugar que nós passamos a nos imaginar no lugar daquelas noivas sortudas. Depois rolou uma história de que os casamentos eram fakes, mas a gente não ligou muito. A música, aliás, estourou, ganhou verão remix com a Nicki Minaj e continua tocando muito até hoje. Já virou clássico, sabe?

 

Jealous – Nick Jonas

Conheci esse menino há muitos e muitos anos, quando ele ainda era da boyband formada pelos Jonas Brothers. Achava-os bem uó naquela época, mas ele cresceu e lançou uma das melhores músicas deste ano. Tanto que eu precisei acionar o aplicativo mara Shazam para descobrir quem cantava e me surpreendi com a resposta. Confesso que eu já enjoeei um pouquinho, mas ouvi muito. O refrão, aliás, não sai da cabeça: I still get jealooous…

 

Uptown Funk – Mark Ronson  e Bruno Mars

Cota de músicas dançantes, daquela que a gente ouve e tem vontade de sair cantando pela rua? Temos uma ótima em 2015. Bruno Mars, que nos irritou no ano passado com a chata e sofrida When I Was Your Man, voltou com uma música bem mais agitada e letra fácil de ser decorada. Não teve quem não tenha escutado e gostado. O problema é o mesmo que acontece com todas as músicas dele: elas tocam várias vezes ao dia, às vezes simultaneamente em rádios diferentes, e aí não tem como não enjoar.

 

When I See You Again – Wiz Khalifa e Charlie Puth

Músicas de rap feitas em parceria com cantores pop são um clássico, principalmente as baladinhas. Eis aqui um ótimo exemplo, lançado como tema do filme Velozes e Furiosos 3 mil (mentira, foi o 7, mas tenho um bode terrível desses filmes) e uma espécie de despedida ao ator Paul Walker, que morreu em 2013. Achei bonitinha nas primeiras vezes que escutei, mas também enjoei. Agora até mudo de estação quando começa a tocar.

 

Thinking Out Loud – Ed Sheraan

E quanto à balada chata e melosa do ano, temos alguma representante em 2015? Temos uma super representante. Tenho uma birrinha do Ed (me julguem), mas até achei a música fofa no começo. O problema é que TODO MUNDO começou a compartilhar o vídeo, postar trechos como legenda de foto do Facebook, virou tema da novela das sete, o clipe passa umas 700 vezes por dia, a música toca toda santa hora… Virou A música de 2015, mas eu não aguento ouvir por mais de cinco segundos.

 

Worth It – Fifth Harmony

Essa música foi eleita como a melhor do verão norte-americano (que vai de junho a setembro, o mesmo período em que nós estamos no inverno) e o fato é que o ritmo é mesmo muito gostoso. É só ouvir para começarmos a dançar involuntariamente. Até custei para acreditar que a música era do Fifth Harmony de tão diferente do que elas vinham fazendo. As meninas bombaram, conquistaram novos fãs e Worth It virou o maior sucesso do grupo.

 

Budapest – George Erza

Também temos a cota de músicas calminhas que tocam até mesmo naquela estação que a sua mãe adora ouvir (sim, a mesma que toca aquelas canções de mil novecentos e bolinha). Não conhecia o cantor, mas achei a letra e a música tão fofinhas que acionei o Shazaam na primeira vez em que ouvi e ela foi no mesmo dia para o meu iPod. Sei que ele até é conhecidinho em outros países, mas arrisco dizer que ele cairá naquele limbo terrível de cantores de apenas um hit. Será?

 

No Way No – Magic!

Por falar em cantores de apenas um sucesso, tinha certeza absoluta de que o Magic! nunca mais conseguiria outro feito depois de Rude (que explodiu em 2014). E olhem só como eu estava enganada: o grupo canadense estourou com No Way No, que segue a linha da música antecessora no maior estilo fofinho de ser. E eles também vieram uma porção de vezes ao Brasil desde então, inclusive no Rock in Rio, e a galera cantou junto!

 

Lean On – Major Lazer e MØ

Entre as melhores músicas de um ano, sempre tem aquela feita por um DJ em parceria com uma cantora da Europa. Em 2015, esse lugar foi muito bem ocupado por Lean On, cantada pela dinamarquesa MØ. O que ela tem de legal? A batida diferentona, que faz a gente sair dançando, o refrão chiclete e o clipe, todo inspirado em uma coreografia indiana. Existe até um vídeo no Youtube que te ensina a copiar os passos… Sucesso na certa!

 

Cool For The Summer – Demi Lovato

Não gosto da Demi, gente! Que me perdoem as fãs, mas eu acho que ela canta com voz de dor de pedra no rim (eu já tive isso, então sei bem do que estou falando rs). Mas o fato é que ela lançou um CD neste ano, depois de ficar um tempo parada, e voltou com força total. Cool For The Summer foi o primeiro single e bombou em todas as rádios do mundo. Até escuto outras músicas dela, mas essa aí não me desceu. Ainda acho que a voz dela está MUITO diferente no começo da canção.

 

Want To Want Me – Jason Derulo

Está entre as minhas músicas favoritas de 2015. Ouvi um dia bem baixinho, em um carro cheio de gente, e mesmo assim gostei a ponto de ligar mais uma vez o Shazaam para descobrir o nome e o cantor. Foi em uma viagem de um fim de semana e ela tocou tanto, mas tanto, que a primeira coisa que fiz quando voltei foi baixar e colocar no iPod. Sem falar que eu tenho mania de ouvir uma música e imaginar como seria o clipe e este aqui é a típica história em que as pessoas param a rua para dançar. É totalmente viciante!

 

Black Magic – Little Mix

2015 também foi o ano das girlbands. Enquanto Worth It é mais sexy, Black Magic é a típica canção fofinha cantada por um grupo de meninas. Tem toda aquela melodia pop e teen bem do início dos anos 2000, letra bobinha mas superfácil de decorar e ritmo alegre. Sabe aquelas que a gente canta no banheiro na frente do espelho fazendo a escova de microfone?

 

What Do You Mean – Justin Bieber

Nunca gostei do Justin Bieber. Sempre achei as músicas horrorosas e tenho certeza de que ele vai morrer cedo por causa dos problemas com drogas e tal (desculpem, fãs), mas ele lançou algumas músicas neste ano que, sim, eu confesso: são MUITO boas. Where Are U Now é fofa, Sorry tem toda uma batida caribenha e What Do You Mean É A MELHOR MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS!!!! Ok, exagerei, mas é a minha favorita do ano. Se pudesse resumir minha vida em 2015 em uma música, aqui estaria a resposta. Ah, mas eu ainda acho que o Justin é idiota e tenho vontade de bater na cara dele quando ele dá aqueles ataques birrentos…

 

Cheerleader – OMI

Falando em ritmo caribenho, sempre que escuto Cheerleader me lembro do Sebastian, de A Pequena Sereia, com sua voz jamaicana. É uma música tão alegre, tão pra cima, tão feliz… A gente pode ouvir mil vezes que não cansa. Fora que a letra é tão fofa que a gente decora em um segundo. O OMI escreveu essa música há anos, mas ela só bombou agora e se tornou seu primeiro grande sucesso. Tomara que esteja errada, mas existe uma grande chance de ser seu único. Vamos esperar para ver!

 

Can’t Feel My Face – The Weeknd

Parece nome de banda, mas The Weeknd é, na verdade, o nome artístico de um cantor canadense. Ele tem discos lançados desde 2011, mas eu só conheci mesmo neste ano com Earned It, também do Cinquenta Tons de Cinza (a trilha sonora, aliás, é a única coisa boa do filme). Daí ele lançou algumas colaborações com outros artistas, como a Ariana Grande, e fechou o ano com chave de ouro com Can’t Feel My Face. Acho a letra um pouco pobrinha, mas o ritmo é muito bom. Também está na lista das melhores de 2015.

 

Hello – Adele

Mais uma que voltou e deu muito o que falar em 2015. Adele é querida por muita gente, menos por mim. Vou explicar: ela é linda, maravilhosa e tem uma voz incrível, mas por que fazer um CD inteiro dedicado ao ex-namorado? Quem é que perde tempo com ex, gente? Juro que esse cara deve se achar o máximo pensando que ela ficou famosa por causa dele. Mas vamos ao que interessa: ela lançou um CD depois de muitos anos parada, disse que está mais madura, mas ainda acho que Hello tem o dramalhão característico da cantora. Apesar disso, vou confessar: sempre escuto quando toca na rádio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *