Categorias
Cultura Filmes

Top 5 – Filmes Musicais

Quando pensei em criar a seção de Top 5 com filmes dos mais variados estilos, logo imaginei um post só com histórias contadas em forma de musical. Muita gente torce a cara e morre de preguiça só de imaginar os atores cantando ao invés de falando, mas eu AMO musicais desde que me entendo por gente (tanto no teatro quanto no cinema). Assisto inúmeras vezes, baixo as músicas, ouço sem parar e ainda tento convencer minhas amigas a verem também.

Comecei a pesquisar algumas opções achando que eu já tinha colocado a maioria em outros posts (tenho por costume tentar não repetir filmes), mas descobri que existem muitos musicais legais para indicar. Juro, minha lista original tinha mais de dez títulos e foi com muita dor no coração que eu acabei deixando alguns de fora. Vamos conhecer os eleitos da vez?

 

Hairspray

54ea7f1c46e1e_-_04-wd0409-hairspray-3Esse filme apareceu em diversas listas que criei para outros Top 5, mas eu não coloquei propositalmente para que pudesse entrar aqui com muito destaque. A história se passa nos anos 60 e gira em torno de Tracy, uma garota que adora dançar e é convidada para participar de um programa de TV que faz muito sucesso.

O que tem de legal? Músicas – que não saem da cabeça por nada –, romance, uma mãe muito fofa (interpretada por John Travolta), penteados e figurinos da era sixties e a desigualdade racial, tema superatual. Pode apertar o play que você vai amar!

 

Mamma Mia!

mammamiaÉ quase impossível encontrar alguém que não conheça pelo menos uma música do ABBA, um dos maiores grupos dos anos 70. Tem gente (tipo eu) que sempre canta Dancing Queen no karaokê. Nada mais natural do que transformar esses hits em uma história teatral que, posteriormente, rendeu um filme tão fofo que a gente não cansa de ver, certo?

Tudo acontece quando Sophie está prestes a se casar e decide que está mais do que na hora de conhecer seu pai. O problema é que a mãe dela se envolveu com três homens no mesmo período e não sabe ao certo de quem engravidou. A confusão rola solta quando eles são convidados para o casamento sem a aprovação da mãe. O mais bacana é que a gente canta junto sem perceber.

 

Across the Universe

2007_across_the_universe_011Segue a mesma linha do Mamma Mia!, mas tem como inspiração as músicas dos Beatles, o que já é um ótimo motivo por si só. O diferencial é que a trama se passa nos mesmos períodos das músicas – entre os anos 60 e 70 –, o que faz com que a gente consiga entender melhor sobre o que eles cantavam.

O tema central é o romance de um jovem inglês com uma moça americana que vê o irmão lutar na Guerra do Vietnã. Muita coisa da época é retratada, como o movimento hippie e a psicodelia característica do grupo. Mas tudo com tanta fofura que a gente baixa as versões musicais do filme assim que ele acaba.

 

Rock of Ages

Outra coisa que eu curto muito em filmes musicais é a mistura de várias canções que possuem um tema em comum. No caso desse aqui, o ponto de ligação é que pertencem à bandas famosas dos anos 70, como Guns n’ Roses, Bon Jovi e Journey. Não ficou animada? Pois eu garanto que você conhece a maioria das músicas e não vai conseguir ficar sem cantar junto.

A história é bem fácil de entender e tem início quando a jovem Sherrie desembarca em Nova York. Ela consegue emprego como garçonete em um bar famoso e conhece Drew, que também trabalha no local. Os dois se apaixonam perdidamente, mas um mal entendido com o astro de rock Stacee Jaxx deixa o relacionamento em crise. E no meio disso tudo, o bar ainda corre o risco de ser fechado. Vi no avião durante uma viagem e amei cada segundo!

 

A Pequena Sereia

maxresdefaultChegamos à cota Disney de todos os Top 5 e essa escolha foi um pouco difícil porque quase todos os filmes da Disney possuem músicas. Tirei os que já tinham saído e fiquei com o que tem as canções que eu mais gosto. Sem falar na Ursula, que é uma das melhores vilãs de todos os tempos. É tão clássico, mas tão clássico, que temos todas as cenas (ou pelo menos quase todas) na cabeça. Para assistir, já combinado?

 

 

Se você ainda está convencida a assistir filmes musicais, aqui vai um incentivo: ouvir música faz bem ao coração e afasta uma série de doenças. Para quem aprovou a ideia, tenho outro excelente motivo: em breve vou fazer uma nova lista com opões do gênero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *