Posts em destaque

10 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

Muita gente acha que o verão é o pior inimigo dos cabelos. De fato, a combinação vento + sol + calor + piscina + praia não faz nada bem e pode estragar os fios. Mas os cuidados não devem parar assim que as temperaturas caem. Muito pelo contrário, devem ser intensificados. Como o inverno é uma época seca e com vento frio, o ressecamento é quase inevitável. Quase, porque basta seguir alguns cuidados para exibir os cabelos bem tratados nos próximos meses. Ficou curiosa? Explico agora:

Banho? Só se for com água morna

Sem-Título-1

Eu sei que a gente morre de vontade de tomar um banho bem quentinho nesta época do ano, principalmente quando o frio é intenso. Ok, é gostoso. Mas esse simples hábito pode trazer sérias consequências. Quanto mais quente for a temperatura da água, maiores serão as chances de abrir as cutículas dos fios e deixá-las expostas a danos. Por isso, mantenha a temperatura morna e tome um banho rápido – afinal, é importante lembrar que muitos estados brasileiros estão passando por uma crise hídrica bem severa.

Lave os cabelos em dias alternados

pode-lavar-os-cabelos-todo-dia

Quem tem cabelos oleosos costuma lavá-los todos os dias. Se esse é o seu caso, é melhor parar. Acontece que lavagens excessivas possuem efeito contrário daquele que imaginamos e estimulam a produção de oleosidade. Molhar os fios sem moderação também pode favorecer o surgimento de alguns problemas capilares, como caspa e dermatite seborreica (eca!). O mais recomendado é lavar dia sim, dia não e evitar passar as mãos pelos fios para fazer com que fiquem bonitos por mais tempo.

Evite o uso de chapéus e de gorros

chapeu moda inverno 2014 8

Gosto muito de chapéus, gorros e outros acessórios de inverno para proteger a cabeça. Algumas mulheres ficam tão estilosas com eles que dá vontade de copiar. Sabemos que eles deixam os looks mais bonitos e que são essenciais em dias de muito frio, mas tem um perigo: o fato de abafar os cabelos faz com que aumentem a oleosidade. E tem mais, viu? Esse “ambiente fechado” é o cenário perfeito para o aparecimento de fungos e bactérias. Nojinho, né? Melhor pensar duas vezes antes de usar seu gorro.

Dormir com cabelos molhados? Jamais

16155D24771EBDD3E34D6B227F1_h450_w598_m2_q90_cxpZqRCOG

Não sei vocês, mas eu morro de preguiça de secar meus fios. Chego em casa e tenho tanta coisa para fazer que acabo deixando o banho em último lugar e aí dou aquela desanimada na hora de encarar o secador. Conclusão: acabo dormindo com eles molhados. Está mais do que na hora de mudar esse hábito. Motivos? Além de permanecerem úmidos, ficam mais quebradiços e também favorecem a presença de fungos e bactérias, além de contribuírem para quedas espontâneas. Estou convencida a dominar minha preguiça. E vocês?

Protetor térmico é essencial

Blond hair

De nada adianta vencer o cansaço e dormir com os cabelos secos se o procedimento for feito de forma errada, ou seja, sem a devida proteção. Todas nós sabemos que o calor irradiado pelo secador, assim como a força que a gente faz com a escova, são fatores que contribuem para o ressecamento dos fios. A solução? Passar um protetor térmico antes. Ele forma uma camada protetora que ajuda a manter a região longe de danos (dúvidas na hora de escolher a escova ideal para os seus cabelos? Clique aqui).

Use produtos adequados para a estação

cuidados-com-o-cabelo-no-inverno-5

Dez entre dez especialistas concordam que um dos principais erros cometidos por mulheres na hora de cuidar dos cabelos é escolher produtos errados. Acontece que cada estação tem suas particularidades e os fios precisam de cuidados específicos em cada época do ano. No inverno, o principal ponto de atenção é evitar o ressecamento. Dê preferência a rótulos que prometem hidratar intensamente a região para que os cabelos fiquem brilhantes e sedosos. Ficou na dúvida? Converse com seu cabeleireiro para que ele possa te ajudar a encontrar as melhores opções.

Cremes de tratamento em destaque

canalmulher-cabeloshidratados-detoxcaseiro (3)

É do tipo que não dispensa o bom e velho condicionador? Que tal trocá-lo pelos cremes de tratamento? Pode parecer algo sem importância, mas as máscaras possuem mais componentes e apresentam fórmulas mais fortes que resultam em uma hidratação mais potente. Com tantas opções disponíveis, a regra é escolher a que combina com o seu tipo de cabelo: colorido, com química, loiro, castanho, cacheado e por aí vai. Eu costumo usar as que prometem efeito de cauterização ou as que são ricas em queratina.

Adeus, frizz!

como-acabar-com-o-frizz-dicas-caseiras-para-o-dia-a-dia-9

Sabe aqueles fiozinhos que insistem em ficar arrepiados? Eles podem aparecer por conta de fatores como vento, tempo seco ou após a realização de atividades físicas. As temidas pontas duplas também podem provocar o aparecimento do frizz. Aqui nós temos duas opções: marcar um horário no salão, renovar o visual e assumir um corte novo ou andar para cima e para baixo com um silicone ou reparador de pontas. Seja qual for a escolha, é importante lembrar de que o certo é cortar os fios a cada três meses para que cresça de forma saudável.

Água? Sim, por favor!

causas-da-sede-frequente-e-o-que-isso-pode-indicar-3

Qualquer pessoa entende a importância que a água tem para a nossa vida. É ela que nos mantém hidratadas, que trabalha no funcionamento do organismo, que nos ajuda a manter o corpo em forma. Nada mais natural do que recomendar o consumo do líquido para melhorar a saúde dos fios. Além de tirar o aspecto seco e ressecado, ajuda a deixá-los mais leves, brilhantes e macios. Normalmente, especialistas apontam para a ingestão de dois litros de água por dia, mas esse número varia de pessoa para pessoa.

Cuidado com os excessos

queda-de-cabelo-tratamento-2

Mulheres mais vaidosas já sabem como cuidar dos cabelos no inverno, mas podem se esquecer de um detalhe: os excessos fazem mal. É simples: doses em grande quantidade de shampoo provocam efeito contrário e deixam os fios mais ressecados. O certo é aplicar uma dose semelhante a uma moeda de 50 centavos em cabelos longos e de 10 em cabelos curtos. Se achar pouco, pode acrescentar. Mas lembre-se: quanto maior for a quantidade, maiores serão os danos. O jeito é maneirar e controlar, inclusive, o desperdício de shampoos.

Pronta para arrasar no inverno? Com essas dicas, seu cabelo ficará mais saudável por muito mais tempo.