Ah, o verão… Os dias mais longos, a temperatura lá em cima, o céu bem aberto e o sol pronto para te deixar com o bronzeado em dia. Mesmo quem não gosta de calor sabe que não tem nada mais gostoso do que se refrescar no mar geladinho ou reunir os amigos ao redor da piscina. Confesso que prefiro o frio no dia a dia, mas fico eufórica quando o ano chega ao fim, pois sei que é hora de tirar o biquíni do armário. Apesar disso, é importante seguir alguns cuidados para se proteger durante a estação. Os cabelos, por exemplo, sofrem por conta da areia, do cloro e das rajadas do vento. Fica com medo só de pensar nessas três hipóteses? Pois trate de se animar. Basta levar alguns produtos na nécessarie e aproveitar o período sem estresse. Como? Fácil, fácil:
1. Produtos com FPS

Todo mundo sabe que não dá para tomar sol e nadar sem aplicar um bom filtro solar em todo o corpo. Os cabelos também precisam de proteção, sabia? Acontece que os raios UVA e UVB estimulam a perda de queratina e deixam os fios mais ressecados. Além disso, podem queimar o couro cabeludo (quem nunca?). A solução é investir nos produtos com fator de proteção solar (FPS) e passá-los cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. Os cabelos podem estar secos ou úmidos, mas é fundamental reaplicar depois do mergulho, combinado?
2. Leave-in

Um dos maiores vilões dessa época é o vento, que deixa os cabelos cheios de nós. É superdifícil desembaraçar depois e alguns fios podem até quebrar, não é mesmo? Não se o leave-in estiver por perto. Ele pode até parecer indiferente, mas é um aliado e tanto, já que forma uma película protetora. Engana-se quem pensa que a aplicação só pode ser feita depois do banho. O produto também deve ser usado antes da praia ou da piscina e logo após o mergulho. Dúvidas quanto ao tipo? Anote: os líquidos são mais recomendados para fios oleosos, enquanto os cremosos são indicados para os secos.
3. Água

Simples assim. Não basta apenas beber bastante água para se manter hidratado no verão. Os cabelos também merecem aquela chuveirada gostosa depois do mar e da piscina. Falta muito para chegar em casa? Então aproveite as duchas que sempre estão por perto. E nada de água quente, já que ela estimula a oleosidade e o ressecamento. Lembre-se: calor pede banhos frios. Só tome cuidado com os exageros para evitar o desperdício, ok?
4. Shampoo antirresíduos

Sabemos que um mergulho no mar é altamente recomendado para revigorar o organismo. Mas a praia tem lá seus perigos quando se trata de cuidados capilares. Apesar de parecer inofensivo, o sal abre a cutícula dos fios. É por isso que notamos os cabelos mais duros e sem brilho. A areia também pode ser cruel e provocar frizz. Por isso, não tem jeito: o shampoo antirresíduos é a melhor opção para retirar as impurezas e deve ser aplicado ao menos uma vez na semana.
5. Finalizadores

Assim como muitas mulheres, eu não vivo sem chapinha e secador. Mas, no calor, é mais difícil deixar os fios lisos. E esse hábito também pode quebrar os cabelos e deixá-los ainda mais fracos e ressecados. Ou seja, é tempo de assumir um visual mais natural, que combina perfeitamente com o clima descontraído do verão. Quer ficar ainda mais poderosa? Aposte nos finalizadores para dar um efeito de cabelo bagunçadinho pós-praia. Fica lindo!
6. Máscaras hidratantes

Sabia que o calor pode potencializar os resultados da hidratação? Quanto mais alta a temperatura, maior a chance de abrir as escamas dos fios e facilitar a penetração dos produtos. É justamente por isso que nós devemos usar toucas térmicas quando fazemos a hidratação no inverno. As máscaras estão superliberadas, mas lembre-se de respeitar o tempo indicado para que o produto reaja nos cabelos, que normalmente é de dez ou 15 minutos. Está sem tempo? Corra para as ampolas, que agem em cerca de três minutos.
7. Cremes noturnos

Tem dúvidas em relação aos efeitos dos hidratantes noturnos? Melhor repensar. Esses produtos recuperam os fios dos danos provocados pelo sol e fazem com que eles estejam prontos para um novo dia de excessos. Depois do banho, mantenha os cabelos úmidos, aplique o creme e deixe agir durante toda a madrugada. Vale tentar, né?
8. Protetores para cabelos com química

Nutri-Protetor, da Garnier
Quem tem cabelos tratados com química deve reforçar a atenção. O meu que é loiro, por exemplo, já ficou verde por causa do cloro. E não são os fios claros que sofrem. Qualquer cor que não seja natural está mais sujeita ao ressecamento e ao surgimento de pontas duplas. Minha dica: passe no salão antes de encarar a praia e elimine as pontinhas para aproveitar melhor o período. Está sem coragem de cortar? Procure produtos específicos que protegem a cor e a pigmentação dos fios.
9. Chapéu e boné

Indispensáveis, protegem os fios e evitam as tão temidas queimaduras. Antes de fazer cara feia, é bom lembrar que esses acessórios estão super em alta. Os chapéus são chiques e carregam um ar de elegância, enquanto os bonés agora são encontrados em várias estampas e versões que combinam com qualquer estilo. E nada de andar por aí com cabelos presos, ainda mais se estiverem molhados. O ideal é deixar eles soltos por pelo menos uma hora para não ficarem quebradiços. Depois disso, vale fazer uma trança ou um coque e arrasar no penteado.
Viu só, cuidar dos cabelos no verão é muito mais fácil do que parece. Agora é só se lembrar de usá-los sempre, ok?