Categorias
Beleza Cabelos

Conheça as diferenças de 11 produtos para os cabelos

Para ter cabelos bonitos e bem cuidados, não basta usar apenas a dupla shampoo + condicionador. Também não adianta acrescentar somente um creme de tratamento a cada tanto. Esses produtos ajudam e muito, mas fazem parte de uma lista extensa de cosméticos criados para manter nossos fios em dia.

O mundo da beleza é tão gigante que a cada tanto surge um lançamento que se torna indispensável. Acompanhar essas novidades pode ser uma missão complicada, então nada melhor do que conhecer os principais produtos que devem fazer parte da sua rotina de cuidados. Alguns a gente já conhece, mas é sempre bom lembrar da importância de cada um. Prontas?

Shampoo

106013

Usamos desde que somos pequenas, mas alguém arrisca um palpite de sua função? Acertou quem disse limpar. O shampoo é essencial para remover as sujeiras e a oleosidade acumulada no dia a dia e renovar os fios. Ele também serve para proteger o couro cabeludo e para deixar os cabelos prontos para receber outros tratamentos. Vale lembrar que os efeitos acontecem quando a gente massageia bem a região, então a aplicação deve ser cuidadosa, ok?

Condicionador

Nativa-SPA-Condicionador-Exotico-Restauracao-dos-Fios-Ameixa-250ml

Tem que viva bem apenas com o shampoo, mas eu não vivo sem condicionador. Meu vicio tem a ver com o fato de sentir o resultado ainda no banho, afinal os fios ficam mais macios em questão de segundos. O condicionador realmente tem a função de neutralizar a eletricidade dos cabelos, devolvendo brilho, maciez, elasticidade, suavidade e por aí vai. Funciona muito bem no comprimento, mas pode deixar o couro cabeludo oleoso. Por isso, a regra é aplicar cerca de três dedos abaixo da raiz.

Leave-in ou creme para pentear

Leave-In-Vult-BB-Hair

Ouvimos falar muito sobre o leave-in, mas será que ele realmente é importante? Como o próprio nome diz, em inglês, o diferencial do produto é que ele deve ser aplicado depois do shampoo e do condicionador com os fios ainda úmidos e não pode ser enxaguado (daí vem seu outro nome: creme para pentear). Com isso, tem mais tempo para agir, selando as pontas e deixando os fios mais protegidos. Para dar certo, a dose deve ser do tamanho máximo de uma moeda de 1 real.

Protetor térmico

guardian-angel-Schwarzkopf-claudinha-stoco-1

Esse é um item valioso para adeptas do secador e da chapinha. A função é justamente preparar os fios para as altas temperaturas desses acessórios modeladores. Acontece que o calor faz com que os cabelos fiquem desidratados e, como consequência, se tornam mais quebradiços, frágeis e opacos. Por ter silicone em sua fórmula, o protetor térmico forma uma espécie de capa protetora que não deixa a água evaporar dos fios. Comecei a usar faz pouco tempo (é feio confessar isso, eu sei), mas fiquei viciada e hoje não vivo sem.

Reparador de pontas

reparador-de-pontas

Pensar nas palavras “pontas duplas” dá um calafrio daqueles, não dá? Quando elas aparecem, não há muito o que fazer a não ser cortá-las. Mas dá para evitar ou até mesmo disfarçar com o reparador, que tira aquele efeito espigado e ainda elimina o frizz. Tem mais: ele devolve elasticidade, maciez, hidratação e movimento. O certo é passar com os fios úmidos e depois reaplicar quando estiverem secos, mas apenas nas pontas – em excesso pode aumentar a oleosidade.

Creme ou máscara de tratamento

35162_Ampliada

Quem gosta de cuidar dos cabelos sabe que a hidratação é fundamental. Acontece que fatores como vento, chuva e o próprio hábito de prender o cabelo ou de secar com secador deixa os fios mais fracos e o condicionador não é capaz de trabalhar sozinho. Por isso que os cremes (ou máscaras) são tão importantes. Elas realizam um tratamento intensivo para deixar os fios com mais vida e é por essa razão que exigem um tempo determinado para agir (normalmente de 3 a 15 minutos). Recomenda-se a aplicação a cada 15 dias e vale muito a pena. Sou fã assumida!

Ativador de cachos

337340

Os cabelos cacheados estão mais em alta do que nunca e quem tem sabe que dá muito trabalho. Acontece que os cachos podem ser revoltos ou indefinidos e muita gente tem dificuldade para mantê-los no lugar. O ativador surgiu justamente para devolver a elasticidade dos fios e diminuir o frizz e o volume para deixar os cachos mais definidos. Existem versões em creme, gel ou spray, mas o mais importante é que sejam aplicados com os fios ainda úmidos para que o cabelo possa se moldar.

Ampola

ampola-magica-elseve-loreal-reparacao-306x1024

Vendidas em pequenos frascos, funcionam como as máscaras, mas apresentam como vantagem a praticidade. Ao invés de potes enormes e pesados, costumam vir em um tamanho que permite dose única – ou, no máximo, três – com fórmula rica em vitaminas e nutrientes para dar aquela força nos fios. Atualmente, é possível encontrar ampolas específicas para todos os tipos de cabelo com efeitos variados (brilho, hidratação, manutenção da cor etc…). Ou seja, a dica é escolher aquela que mais combina com os seus cabelos.

Pomada

pomada-de-cabelos-bed-head

Chegou a hora de falar dos finalizadores. Pois é, não basta apenas lavar bem, hidratar e proteger. Para garantir aquele efeito de cabelo de celebridade, é preciso ter alguns produtos por perto para terminar os cuidados. A pomada, muito utilizada por cabeleireiros, serve para eliminar o frizz causado pelo secador e manter o penteado no lugar. Ela também é conhecida por deixar os fios brilhantes e disciplinados sem aquele efeito “molhado” causado pelo gel.

Mousse

mousse-vital-care-18horas

Outro finalizador que a gente escuta muito falar, mas não sabe direito como usar, certo? Ao contrário da pomada, que tem um resultado mais “seco”, o mousse forma uma espécie de espuma que ajuda a modelar o cabelo. Por essa razão, é muito usada por donas de cabelos cacheados. Quem tem fios finos também pode comemorar, já que o produto ajuda a dar mais volume. A regra é aplicar com os fios ainda molhados, mas depois que o excesso de umidade for retirado.

Spray

spray-fixador-p-os-cabelos-56ghairspray-moisture-barrier-fix-john-frieda-207226600

Fez um penteado sucesso, mas ele desmanchou antes da festa começar? Tentou aderir a um novo estilo de rabo de cavalo, mas alguns fiozinhos insistiram em cair? Pois agora você tem um incentivo daqueles para comprar um spray, já que segura os fios no lugar por muito mais tempo. Tem também o spray de volume, que não tem efeito fixador, mas é perfeito para o dia a dia, e o beach spray, conhecido por causar aquele resultado “podrinho” pós-praia. Seja qual for a escolha, é importante aplicar a uns dez dedos de distância dos cabelos para que eles não fiquem molhados, ok?

Agora ficou mais fácil saber como seguir a rotina de cuidados capilares, não é mesmo?

5 respostas em “Conheça as diferenças de 11 produtos para os cabelos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *