Categorias
Moda

Tecidos de inverno: em quais apostar?

Já contei aqui algumas vezes que as roupas são o que mais gosto no inverno. E ok, concordo que a gente sai parecendo um esquimó por causa das camadas e camadas de roupas, mas elas são, sim, mais chiques. Um casaco mais estilo e, pronto, efeito instantâneo de poder!

As roupas básicas para curtir o friozinho você já conhece, mas será que sabe quais são os tecidos mais usados nesta época? Fui atrás deles e aqui estão as diferenças entre cada um:

 

02bdbd895d865664ffceeec738435dca

Como falar de inverno e frio sem pensar na lã? Quentinha por natureza, normalmente aparece cheia de tramas e texturas em casacos, vestidões e acessórios como gorros, luvas e cachecóis. Muita gente reclama que a lã pinica, então, uma boa dica é trocar por crochê ou tricô. Ah, vale lembrar do nosso compromisso ecológico: prefira sempre a lã fake. As ovelhas agradecem!

Malha

b3eac33ad1f6a980ef529130c762d0a1

Não é tão quentinha quanto a lã, mas é ideal para blusas, que ficam por baixo dos casacões. Uma parte chatinha do inverno é que só entrar em um lugar coberto que já sentimos vontade de tirar as roupas pesadas, daí a importância de usar algo mais leve. Uma das vantagens é que a malha é superelástica e veste bem. O tipo de malha mais comum é o jersey, muito presente também em calças e jaquetas.

Veludo

2060fe7d4c4a87ee3df95ce13bdb0f44

Olha ele! Estrela deste inverno, o veludo caiu nas graças de todo mundo, especialmente peças que ficam com aquele efeito molhado. Tons sóbrios, como marrom e vinho, continuam sendo os favoritos, mas agora abriram espaço para opções como verde, rosa e azul. Vejo muitos vestidos, blusas, calças e jaquetas com o material e o mais legal de tudo é que veste superbem!

Sarja

1e38631440b992884e1c6ece7886dfd8

Alternativa mais pomposa, a sarja é mais usada em épocas de meia estação (primavera e outono). Como não costumamos ter invernos rigorosos, vale arrematar o look com uma calça ou um casaco feito com o material, principalmente naquelas dias em que o solzinho dá as caras. Normalmente, as peças usam uma versão verde-militar do tecido, mas também é possível apostar em tons como preto, marrom e vermelho.

Gabardine

63040be6609f01318d54de486c4742e7

Estranhou o nome? Pois sabe que o tecido muito provavelmente está em alguma peça do seu armário.  É um dos materiais mais presentes no nosso inverno devido ao peso médio e ao entrelaçamento das tramas (normalmente de algodão) na diagonal, o que causa uma textura imponente e sofisticada. É o material mais comum das tench coats e também aparece em calças, vestidos e saias.

Tweed

a83ac34d7d7a9ad31ac5db90afa1dd36

De longe, o tecido mais charmoso do inverno! Eternizado por ninguém mais ninguém menos que Coco Chanel, carrega todo o clima elegante do estilo ladylike e se destaca pelas tramas feitas com fios diferentes de lã, que formam uma textura áspera (é justamente por isso que muita gente diz que pinica). É supercomum em casacos mais sequinhos, mas também aparece em conjuntos com saias e vestidos. Eu adoro!

Couro

3160cfbd8325b7a4c229379a936c0059

E o que dizer da sua jaqueta de couro, que praticamente vira sua melhor amiga no inverno de tanto que você usa? O tecido é um clássico do frio justamente por ser pesado e ficar bem justo ao corpo – diferente dos outros, ele não estica –, esquentando quase que imediatamente. Além da jaqueta, vale investir em calças e saias feitas com o material. Mas atenção: antes de comprar, verifique se o couro é sintético, que mantém as mesmas características, mas sem agredir os animas. Combinado?

 

E aí, quais tecidos mais costumam usar no inverno?

Um beijo e até o próximo post!

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *