Categorias
Lifestyle

Volta às aulas: 8 dicas para se organizar e entrar na rotina

Pois é, minha gente, num piscar de olhos as férias foram embora e agosto chegou. Para muita gente, é tempo de pegar a mochila, o caderno e voltar para a escola ou a faculdade. Tem algo de legal nisso. Eu sempre gostava de voltar de férias, encontrar meus amigos e colocar a fofoca em dia. No vídeo que gravei para o canal do blog falando sobre a minha infância, eu contei que era bem nerd e que sempre gostei de estudar, lembram?

Mas, ao mesmo tempo, rolava um certo pânico. Depois de um mês inteirinho – às vezes, até mais – de pausa, era muito difícil fazer com que meu corpo entendesse que eu tinha que me adaptar à rotina de estudos.

Está nesse desespero também? Pois trate de se acalmar. Encarar horas sentadas em uma sala de aula logo depois das férias é difícil mesmo, mas, aos poucos, o corpo vai entrando no ritmo. O segredo é se organizar, se dedicar aos estudos e deixar os planos de descanso e viagem para as próximas férias. Vamos conferir algumas dicas?

 

1. Organize seu quarto (ou a sua casa)

100ba8a4c45fdb38fd0287583db30258

Não tem jeito, gente! Bagunça atrapalha e foi comprovado cientificamente que ela atinge o funcionamento do cérebro. Por isso, o primeiro passo para voltar às aulas com pique total é fazer aquela faxina no quarto ou na casa. Aproveite para dar uma olhada nos materiais de semestres antigos e ver o que fica e o que deve ser jogado fora, além de deixar cada coisa no seu devido lugar. Isso vale até mesmo para quem não está estudando. Alguém aí já percebeu como a gente fica feliz quando vê um cantinho totalmente arrumado?

 

2. Converse sobre o que fez nas férias com os seus amigos

222033eaab28577260e0c37d4a083950

Durante a vida escolar/universitária, a gente vê nossos amigos todos os dias e sentimos uma necessidade enorme de compartilhar experiências com eles. Quem trabalha está acostumado a passar um bom tempo longe dos amigos, mas quem estuda às vezes fica até triste por passar um mês inteiro sem vê-los. Que tal combinar um programa com eles antes do início das aulas para colocar o papo em dia? Vale um cinema, um jantar, um encontrinho na casa de um deles. O importante é restabelecer essa proximidade para que vocês já estejam juntos quando voltarem para a escola.

 

3. Estabeleça um horário-limite para dormir

cfc03164711ce5e190f14e15354ba588

Normalmente, passamos ao menos alguns anos da nossa vida estudando de manhã. É uma fase muito importante de aprendizado (sério, você ainda vai agradecer seus professores por terem contribuído para a sua educação), então são várias aulas ao longo do dia, o que implica em algo que eu odeio até hoje: acordar cedo. Ou seja, você vai ter que estabelecer um horário limite para dormir caso queira estar disposto no dia seguinte. Não sei vocês, mas quando eu durmo pouco fico com dor de cabeça o dia todinho. Dizem que o ideal ter entre 8 e 9 horas de sono. Ficou triste porque vai perder seus programas preferidos? Agradeça por hoje existir internet e ter a possibilidade de assistir depois! 🙂

 

4. Tenha uma agenda

dadee8d4f1d0187aaf0811f14872da4e

Na minha escola, onde eu estudei dos 2 aos 17 anos (sim, gente, foram 15 longos anos de uma história muito feliz), a gente ganhava uma agenda todos os anos e muitas vezes os professores olhavam para ver se anotávamos as lições para o dia seguinte. Ou seja, cresci acostumada a listar qualquer pendência, tanto que uso – e não vivo sem – agenda até hoje. Procure seguir esse hábito, anotando ao menos palavras-chave que te ajudem a não se esquecer de nada. Tem gente que prefere usar aplicativos de celular, calendários e afins. Fica a seu critério escolher o que mais se encaixa na sua rotina, ok?

 

5. Divida o tempo pós-aula

a66dcd0136cea51e46de4a61f4e85587

Um erro praticado por muita gente durante a vida escolar? Deixar para estudar e fazer lições na véspera. Um conselho valioso que aprendi é que quanto mais tempo a gente tem para fazer algo, melhor é feito. Não temos pressa, o conteúdo ainda está fresco na cabeça e a gente pode desenvolver a tarefa com muito mais calma. Minha dica é dividir seu tempo pós-aula e reservar algumas horas diárias para estudar e fazer as lições, sempre com pequenas pausas para aliviar a tensão. O período restante deve ser aproveitado com momentos de diversão, afinal, relaxar também é importante!

 

6. Trace metas

9170b7c95fb74d7f6cf56380e7465c4d

Desde pequena, aprendi a pensar nas consequências de um ato. Por exemplo, se você estudar e se dedicar a uma prova, irá tirar uma nota boa e ficará livre de recuperação e exames. Se você tirar uma nota ruim, verá seus amigos se divertirem enquanto você continua estudando. Taí uma dica para deixar o momento de estudo mais leve: pense em algo que gosta muito e que só conseguirá se passar por estudo (vale até um “se eu estudar direitinho, vou conseguir ir para o shopping mais cedo e, quem sabe, aproveitar para ir ao cinema”). E, olhem, sigo esse conselho até hoje. Quando estou muito estressada, penso na viagem das minhas próximas férias e tudo se resolve!

 

7. Deixe o material (e o uniforme) pronto na véspera

9c3dd4c2022897df92c749d2e2d521f1

Outro erro comum na vida de qualquer estudante: arrumar o material no dia seguinte, momentos antes de sair de casa e partir rumo à escola ou à faculdade. A gente sempre acaba se esquecendo de algo ou então se atrasando. Como sair dessa? Anote aí: guarde caderno, estojo, livros e o que mais usar dentro da mochila e deixe-a fechadinha e pronta. Assim, é só pegá-la e pronto. E se você usa uniforme, que tal deixar a roupa separada? É tudo tão lindo que a gente ainda consegue ganhar uns minutinhos a mais de sono. Delícia, né?

 

8. Revise o conteúdo do semestre anterior

cc41f94d238273db2e1b40db577c4a1e

Não sei vocês, mas eu tinha o hábito de jogar no limbo todo o conteúdo que aprendia no primeiro semestre e só me lembrar dele durante as provas finais, que falavam sobre todos os assuntos abordados ao longo do ano. Muitas vezes, eles apareciam na hora da prova mesmo e não tinha como pedir ajuda para relembrar. Para evitar esse desespero e o chute, que muitas vezes pode te custar o resultado final da prova, vale a pena voltar nas suas anotações e buscar o que foi passado no primeiro semestre. Ficou com dúvida? Fale com seu professor. Ele certamente irá te ajudar!

 

Gostaram das dicas?

 

Um beijo e boa volta às aulas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *