Categorias
Cultura Filmes

Top 5: Filmes para comemorar o Dia das Crianças

maxresdefault

Responda rápido: você também era do tipo que ficava ansiosa quando chegava outubro só por conta dos Dia das Crianças? Eu adorava! Era a chance de ganhar um presente (ou melhor, aquele brinquedo que eu tanto queria) em uma época que não era Natal nem meu aniversário. Claro que depois a gente cresce e a vida perde um pouco da magia, mas ainda assim a data é especial porque também comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como a padroeira do Brasil – celebração que rendeu uma palavrinha que a gente tanto ama: FERIADO!

Mas como será que surgiu essa homenagem para as crianças? A verdade é que o Fundo das Nações Unidas estipulou o dia 20 de novembro para celebrar a data, mas cada país acabou escolhendo o dia que achou melhor. No Brasil, a coisa toda aconteceu por volta dos anos 50, quando a Estrela – uma das maiores fábricas de brinquedos da época – lançou uma semana especial de comemorações, que culminou no famoso dia 12 de outubro.

Seja como for, é hora de aproveitar o feriadão prolongado para ficar perto das crianças (filhos, irmãos, primos) e assistir aquele filme especial. Vamos conferir o Top 5?

 

Toy Story 3

ts3escape

Todos os filmes da franquia Toy Story são lindos, mas por que escolher logo o 3? Porque é aquele em que a gente entende a importância que os brinquedos têm na nossa vida. Chega um momento em que a gente precisa dizer adeus aos bonecos que foram inseparáveis nos nossos primeiros anos. Nesta sequência, Andy ingressou na faculdade e vai morar em outra cidade. Com isso, deve levar apenas o suficiente na bagagem e percebe que não terá espaço para seus brinquedos. Woody, Buzz e todos os outros personagens que a gente ama vão se envolver uma nova aventura pra lá de emocionante (emocionante mesmo viu, gente? Pode até assustar crianças mais novas, então é bom tomar cuidado). Mas é lindo e tem tudo a ver com a data!

 

Os Goonies

5-things-you-might-not-know-about-the-goonies

Não me lembro de falar deste filme em outro Top 5 aqui do blog, mas é um clássico dos anos 80 (aliás, amo filmes infantis de aventura dos anos 80) que mora no meu coração até hoje. Uma turma de amigos acostumada a se envolver nas mais perigosas missões encara um novo desafio com tudo que as crianças amam: lugares macabros, piratas, gigantes, vilões caricatos e até um pouquinho de romance. Sabe aquela história que a gente pode ver várias vezes sem enjoar? Aqui está um ótimo exemplo. E o melhor: vale para crianças de qualquer idade, inclusive as mais “grandinhas”.

 

Os Batutinhas

the-little-rascals-20-year-anniversary

Acho que também já falei deste filme antes, mas é tão fofo e marcou tanto a minha infância que não tinha como ficar de fora. Sabe aquele período da nossa vida em que a gente odeia os meninos e os meninos nos odeiam? Então, essa é a pegada da história. Os Batutinhas são uma turma de amigos que se reúnem em um clubinho exclusivo para meninos. O problema é que um deles se apaixona por uma garota e passa a ser visto como traidor. O foco é justamente falar sobre o valor da amizade, especialmente com os primeiros amigos que fazemos ao longo da vida. Faz anos desde que assisti pela última vez e acho que está na hora de rever, quem concorda?

 

O Mágico de Oz

road

Você certamente já assistiu a história da garota Dorothy ao menos uma vez na vida, certo? O que quase ninguém acredita é que o filme original já tem 76 anos (isso mesmo, SETENTA E SEIS anos). A fórmula para fazer sucesso depois de tanto tempo? Os personagens tão característicos, desde a protagonista e seus sapatos vermelhos brilhantes que fazem qualquer garota pirar, até o trio formado pelo Espantalho, Leão e Homem de Lata, além das bruxas boa e má. Fora o cenário, que é realmente mágico e entrou para a história. Este é outro exemplo que a gente pode ver sem cansar, inclusive entre amigas.

 

Ratatouille

Ratatouillechefsha_1767843i

Em tempos de MasterChef Brasil e outros realities culinários, vale assistir esta animação da Disney/Pixar que não fez tanto sucesso por aqui, mas é uma delicinha. Tudo porque conta a história de um simpático ratinho que sonha em ser chef de cozinha, mas não pode realizar sua vontade porque… bem, porque ele é um rato e ratos não combinam nem um pouco com cozinhas. A solução? Compartilhar seu dom com Linguini, um ajudante atrapalhado que precisa manter seu emprego a qualquer custo. Nasce, então, uma parceria muito gostosa e que dá água na boca. Vale MUITO a pena!

 

Mesmo que você não tenha crianças por perto, que tal escolher a opção que mais gostou e relembrar os tempos de infância? Feliz Dia das Crianças 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *