Categorias
Beleza Make

Os 9 erros de maquiagem mais comuns

Olá, pessoal! Sou completamente apaixonada por maquiagem e sei que muita gente aqui também é. O que nem todo mundo sabe é que existe uma diferença enorme entre gostar de maquiagem e saber se maquiar. Acontece que a make em si vai muito além de aplicar alguns produtos. Antes de tudo, a pessoa precisa se conhecer para saber quais pontos do rosto valorizar e como passar cada item. Viu só a complexidade da coisa?

0153f73b11eb330b38803bb2fe4b476c

É exatamente por isso que a gente vê um monte de gente que exagera na maquiagem e sai por aí com efeito oposto do desejado. Não é somente nós estamos propensas a essas situações. As famosas vivem saindo em sites e revistas por estarem com os produtos errados.

Então, o primeiro passo é encontrar produtos que sejam próprios para o seu tom de pele. Ou seja, amiga, nem pense em sair de uma loja carregando um cosmético sem antes testá-lo. Mais do que isso, vale a pena pedir uma ajuda para a vendedora para ter outra opinião. Depois, é preciso ter muito cuidado para evitar esses erros aqui embaixo. Vai por mim, todas nós já cometemos esses pecados de beauté em algum momento da vida:

Exagerar no blush

b0974663c77407ea739857ea396e6268

Lembra  quando você era pequena e se divertia pegando a maquiagem da sua mãe? Você certamente se enchia de blush e terminava igualzinha a um palhaço. Depois a gente cresce e entende que não dá para exagerar na dose. Só que muita gente persiste no erro. Os motivos: passam com o pincel como se fosse uma bola só em um ponto da bochecha. Truque para acertar: deposite o produto em cima do ossinho da maçã (do ponto exato onde fica a metade da íris do seu olho) em diagonal crescente, ou seja, rumo à ponta da sua orelha.

Muito bronzer

f957db8bbed90c24bd9ee5e935faaec0

Vaidosas de plantão sonham em ficar com a pele bronzeada o ano todo e pegam pesado no pó bronzeador. Qual o problema nisso? Bom, sua pele vai ficar com aspecto alaranjado e totalmente artificial. A solução é simples: não force o pincel e aplique bem pouquinho em regiões estratégicas, como as bochechas e a zona T.

Muito lápis preto na linha d’água ou muito delineador

7c093d788f9706e7b07e6504fbc51813

Ao contrário do que muita gente acredita, o lápis preto não deixa o olho menor. O segredo é fazer um traço um pouco mais grosso na metade externa da linha d’água e deixá-lo mais suave na metade interna. O mesmo vale para o delineador, quanto mais fino, mais aberto seu olho vai ficar.

Ignorar a preparação de pele

29e19e02010fb6b454e1dfe95b484d0a

O nome já diz tudo: preparar a pele para receber a maquiagem. Esquecido por muita gente, essa etapa inclui limpar, tonificar e hidratar. Pular esses cuidados faz com que a pele fique disforme e mais suscetível a alergias e infecções. Por isso, faça um esforcinho para se lembrar da preparação de pele. Os produtos podem ser líquidos, em creme ou em pó. O importante é que entrem na sua rotina de cuidados, ok?

Usar pincéis sujos

e9ff771d08b315effb14797e6fbfba07

Confesso que dá muita preguiça de lavar pincéis e eu mesma sempre me esqueço desse detalhe, mas cuidar deles é tão importante quanto fazer a make perfeita. O que tem de perigoso nisso? Bom, os pincéis retém sujeira e, quando se acumulam, podem ser fontes de bactérias, fungos e ácaros (tudo causado pelo excesso de poeira e restinhos de produtos) e o resultado disso é que a pele fica oleosa e manchada, além dos riscos à saúde. Para resolver, não tem outro jeito: é preciso lavar muito bem – pelo menos uma vez por mês – com produtos próprios ou até mesmo shampoos infantis e deixá-los secar naturalmente. Ah, e se puder, guarde-os em gavetas ou locais fechados com tampa.

Usar a mesma base o ano todo

96bbf5b3f26305d7415cbeba440fea15

 

Esse é um erro que eu vejo muita gente cometer e a explicação é fácil. Nossa pele tem um tom, certo? Acontece que, durante o verão, nós estamos acostumadas a tomar sol e ficar bronzeada, ou seja, assumimos uma nova cor de pele. Pensem comigo: se você é muito branquinha e agora está queimada, não dá para usar os mesmos produtos (a não ser que você queira que eles fiquem marcados e manchados). A solução é investir em variações mais escuras, sempre com a ajuda de uma especialista, para usar durante essa época do ano.

Corretivo fora do tom

3f0d623ecb92ae74f3c767faeb63bf4d

Olha aí outro perigo! Assim como eu, tem muita gente por aí que é viciada em corretivo e passa o produto até para ir à padaria. Mas pior do que ter olheiras é tentar suavizá-las e acabar com uma mancha branca embaixo dos olhos. Isso acontece porque o produto usado não está de acordo com o tom de pele. E tem mais: para deixar a coisa mais suave e natural, vale usar a tática do triângulo invertido e usar um pincel para espalhar o corretivo no formato de um triângulo, sendo que a ponta fica próxima ao início do ossinho da maçã. Desse modo, é  possível acompanhar toda a zona que forma as olheiras.

Contorno errado

0dd1dadb7ac57b60263f34040d4c85c7

Nos últimos anos, aprendemos que dá para usar a maquiagem para afinar o nariz ou o rosto, valorizar nossos pontos fortes e tantos outros recursos que até então só podiam ser resolvidos com procedimentos estéticos. Algumas pessoas são tão viciadas que passam horas vendo vídeos no Youtube tentando entender como fazer. É aí que mora o erro. Para fazer o contorno, a gente precisa conhecer muito bem nosso rosto e entender o que disfarçar. Ah, e para isso, temos que usar dois tons contrastantes de contorno, justamente para dar esse efeito mágico. Experimente pesquisar o número de famosas que aparecem com o rosto marcado de branco. Pois é, nem elas escapam…

Maquiagem vencida

fabc5949800cf9fadf0f8b1a4d231402

De nada adianta seguir todos esses cuidados se os seus produtos passarem do prazo de validade. Isso mesmo, as maquiagens também vencem. Depois da data indicada na embalagem, podem provocar acenes, vermelhidão e alergias. Itens de olho, como máscara e lápis, pedem ainda mais cuidados, já que entram em contato com uma região supersensível. O jeito é olhar a data e ficar atento a odores ou formas estranhas. Se estiver em dúvida, a melhor recomendação é não usar.

 

Gostaram das dicas?

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *