Categories: Lifestyle

Profissão youtuber | 5 dicas para começar um canal no YouTube e ter sucesso

Olá, pessoal! Você muito provavelmente já ouviu falar sobre youtuber, certo? O termo, na verdade, corresponde ao profissional que vive de fazer vídeos no YouTube. É uma profissão que está muito em alta e que pode render um dinheiro bem alto, então muita gente acha que é só ligar a câmera e sair fazendo vídeos por aí para ter sucesso.

Ser um youtuber de sucesso vai muito além disso, gente! Para ser bem sincera, quem vive disso não ganha dinheiro apenas fazendo vídeo. A maior parte vem de parcerias, trabalho com marcas e até produtos próprios (sabe quando a youtuber lança uma linha de make?). Sem falar que a concorrência ficou grande – todo mundo quer ser influenciador hoje em dia né? Por isso, você precisa ralar muito para ter sucesso no YouTube, vai por mim.

Mas, calma, minha intenção não é fazer você desistir de fazer seu canal crescer. Muito pelo contrário. Preparei uma lista com alguns tópicos que ajudam muito na hora de trabalhar com o YouTube. Ah, lembrem-se: meu canal ainda é pequeno (clique aqui para me adicionar), mas essas dicas foram essenciais para mim. Vamos lá:

Encontre seu nicho

Destaque-se no youtube com esses cursos:
Assessoria para blogueiros: http://mon.net.br/1zkzq
Assessoria para digital influencer: http://mon.net.br/1zkzt
Instagram Stories | Super Estratégias para Alavancar o seu perfil: http://mon.net.br/1zl00
Mídia Kit| Conquiste Anunciantes para seu Site, Blog e Redes Sociais: http://mon.net.br/1zl03

Ok, você quer ter um canal no YouTube e quer ganhar dinheiro com isso. Justo. Mas do que exatamente você vai falar nos seus vídeos? Como boa geminiana, eu gosto de falar sobre tudo e era assim no começo, postava vídeo de moda, beleza, livros, viagem. Mas, aos poucos, percebi que você precisa ser referência em um assunto, assim todo mundo associa você a um tema e a sua imagem se fortalece.

Eu sempre amei maquiagem, então fui fazer um curso de make e hoje 90% dos vídeos do meu canal são sobre maquiagem. Continuo postando minhas resenhas de livros e meus vlogs de viagens, mas é com uma periodicidade bem menor. Ajudou muito, viu? Agora é com você: qual tema tem mais segurança para explorar até cansar no seu canal no YouTube?

Saiba como se destacar

Você liga a televisão e vê todo mundo falando da mesma coisa, entra no Facebook e todo mundo continua falando da mesma coisa. Pesquisa vídeos no YouTube e, adivinha, acontece o mesmo. Pois é, lembram que eu falei lá no começo que a concorrência entre os youtubers é imensa? Agora pensa bem: o que vai fazer uma pessoa assistir aos seus vídeos se você fala exatamente o mesmo que aquela youtuber gigante com 3 milhões de inscritos?

Sabe aquele vídeo com TAGs que você adora responder? Ele não é tão interessante assim (deixe para fazer quando você fizer uma colaboração com outro youtuber). O segredo é saber como se destacar usando sempre seu nicho como norte. No meu caso, tenho aproveitado casamentos e festas que dão o que falar para analisar as maquiagens das convidadas. Com isso, seu canal no YouTube fica atual e você ganha mais credibilidade.

Saiba como fazer sua maquiagem durar mais no calor!

Invista na qualidade

O ideal mesmo é que você grave seus vídeos no YouTube com um equipamento de qualidade. Nessa lista aqui, entram câmera profissional, tripé, equipamentos de iluminação e microfone. Mas aí a gente lembra que essas coisas não são nem um pouco baratas e não é todo mundo que pode sair gastando com isso. A boa notícia é que você não precisa sair comprando tudo isso e se endividar antes mesmo de começar a ganhar dinheiro com os seus vídeos.

A maquiagem que eu fiz inspirada em flamingo deu muito resultado e foi uma das formas de manter meu canal atual

Eu tenho uma câmera profissional, mas muitas amigas minhas que também são youtubers gravam com o celular. E sabe de uma coisa? Os vídeos ficam excelentes. Então, falta de equipamento não é desculpa. O que você precisa mesmo é investir na qualidade dos seus vídeos. Se você usa o celular, use um aplicativo bacana para editar. Se usa a câmara, invista nos programas de edição. Isso faz MUITA diferença. Outra dica é gravar de frente para a janela para usar a iluminação natural, mas cuidado para não fazer muita sombra no vídeo. Mais uma coisa: não deixe que ruídos externos (carros, motos, avião, cachorro latindo, gente conversando) apareçam nos seus vídeos do YouTube. Fica feio e a gente percebe muito fácil.

Aprenda o passo a passo de uma maquiagem inspirada em flamingo!

Seja organizado e estabeleça uma periodicidade

Esta talvez seja a dica mais importante de todas para ter sucesso no YouTube. Não adianta postar um vídeo hoje e ficar um mês (ou até mais) sem postar. Você começa a crescer quando cria uma rotina com os seus inscritos. Por isso, poste pelo menos um vídeo por semana e deixe claro quando vai postar. Coloque um aviso na capa do canal ou na biografia do seu Instagram informando, por exemplo, que os vídeos novos entram toda quinta-feira. E claro, cumpra o que promete, ou seja, poste toda quinta-feira.

Agora, vale lembrar que um vídeo por semana é muito pouco para o YouTube te considerar um parceiro de verdade e divulgar seus vídeos para mais pessoas. O ideal mesmo é postar pelo menos três vídeos por semana. Pode reparar que muitos youtubers grandes chegam a postar todo dia. Vá começando aos poucos, quando perceber, já estará postando com uma frequência bem maior.

Interaja sempre

Ser um youtuber é quase como ser uma celebridade. Quando você vive disso, começa a ganhar fãs e muitos pedem para tirar selfies com você. E a gente sabe o que acontece quando uma celebridade não é simpática com os fãs, né? É vista como uma pessoa chata, antipática, grossa e, com isso, começa a perder todo esse carinho do público que foi difícil de conquistar. Por isso, responda TODOS os comentários, evite bater boca com um hater no YouTube e convide seus inscritos a mandarem sugestões de temas para os vídeos.

Outra dica é fazer vídeos de colaboração com outras amigas que também são youtubers. Vocês podem aproveitar para responder uma TAG que tenha a ver com o nicho do seu canal ou aproveitar o nicho da sua convidada e explorar no seu canal. Com isso, você ganha likes e inscritos que vieram por meio do canal da sua amiga no YouTube e, com isso, vai ganhando novos fãs. Eu faço colaborações todo mês e sempre me surpreendo com o resultado. Vale muito a pena!

Gostaram das dicas?

Um beijo e até o próximo post!

camilla

Share
Published by
camilla

Recent Posts

Mari Maria lança corretivo e novas fórmulas

Eu não sei você, mas eu amo os produtos de maquiagem da Mari Maria. Por…

3 semanas ago

Paleta Green: novidade da Niina Secrets

Você já usou as paletas de sombras da Niina Secrets? Pra mim, pelo menos, são…

1 mês ago

BT Lipshape: lapiseira labial da Bruna Tavares

Me conta uma coisa, você gosta de lápis labial? Eu sou completamente apaixonada, por isso,…

1 mês ago

BT Disney Wish: a nova coleção de Bruna Tavares

Me conta uma coisa, você já viu o filme Wish? Eu vi e fiquei apaixonada,…

2 meses ago

Nah Cardoso by BLZ: tudo sobre o lançamento

Se você acompanha a Nah Cardoso, sabe que há alguns meses ela fazia mistério sobre…

2 meses ago

BT ET: a coleção fashionista da Bruna Tavares

Se você acompanha tendências, com certeza já viu que o tema galáxia está super em…

2 meses ago