Categorias
Filmes

9 filmes perturbadores para você assistir neste Halloween

Olá, pessoal! Hoje (31) é comemorado o Halloween. Bastante popular nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas está conquistando cada vez mais espaço no Brasil. Os escritórios estão fazendo comemorações temáticas e, aqui em São Paulo, pelo menos, sempre tem uma festa à fantasia para entrar no clima. Resolvi usar esse gancho para falar sobre filmes perturbadores.

Há alguns meses, abri meu Facebook e encontrei esta lista aqui cheia de opções de filmes perturbadores. Vocês sabem que eu AMO esse tipo de filme, que também é classificado como terror psicológico. São aqueles que deixam a gente pensando por horas e às vezes dias.

Pensando nisso, separei 9 filmes perturbadores que estão entre os meus favoritos da vida. Espero que gostem! 🙂

Réquiem para um Sonho

A foto mostra uma cena do filme Réquiem para Um Sonho, que está entre os filmes perturbadores do post

Meu filme preferido da vida! Já vi umas trocentas milhões de vezes e em todas eu morro de medo. Não tem monstro nem fantasma, é um medo de algo que pode acontecer comigo, com você ou com qualquer outra pessoa. Para mim, é um dos melhores filmes perturbadores que existem!

Réquiem para um Sonho acompanha a vida de quatro pessoas desesperadas para alcançarem seus sonhos. Uma delas é Sara, que passa a tomar pílulas para emagrecer e o resultado é completamente enlouquecedor. É pesado real, então só assista se você tiver preparo psicológico.

Cisne Negro

Lembro até hoje de que vi Cisne Negro sozinha no cinema e sai completamente extasiada. Cheguei em casa e fiz todo mundo assistir no dia seguinte. É a verdadeira definição de terror psicológico e da loucura causada por nós mesmos. É do mesmo diretor de Réquiem para um Sonho, ou seja, o cara é bom, né?

Para quem não sabe, o filme conta a história de Nina, uma bailarina que está prestes a estrear como protagonista de O Lago dos Cisnes. Ela já se cobra bastante, até que se sente ainda mais pressionada com a chegada de uma nova colega. Ah, só pra constar, o filme rendeu o Oscar de melhor atriz para Natalie Portman.

Magnólia

É praticamente impossível encontrar Magnólia nas listas de filmes perturbadores. Ele tem uma linguagem diferente de outros títulos do gênero e é longo (são três horas de duração), mas é cheio de mensagens subliminares e eu fiquei encantada de verdade quando assisti pela primeira vez.

O filme mostra a história de várias pessoas que estão interligadas. Em comum, todas estão vivendo no limite e precisam desesperadamente perdoar ou serem perdoadas. Além disso, reforça a teoria de que nada acontece por acaso. Juro, é maravilhoso! (E a trilha sonora é incrível)

A Pele que Habito

Toda vez que eu digo que gosto de filmes perturbadores, as pessoas dizem: “ah, tipo A Pele que Habito então?”. Exatamente! Quando terminei de assistir, fiquei pensando na história por dias. Tinha conversas eternas sobre ele no meu trabalho, cada hora lembrava de alguma coisa para comentar.

Extremamente pesado e louco, o filme acompanha a saga de um cirurgião plástico. Depois de achar que sua filha foi violentada, ele sequestra o estuprador e elabora um plano de vingança completamente doentio.

O Labirinto do Fauno

O Labirinto do Fauno está em uma categoria diferente de filme perturbador. Comigo, pelo menos, não foi do tipo que me deixou pensando nos dias seguintes, mas têm cenas e personagens que causam um leve medo e muita aflição.

O filme conta a história de Ofélia, uma garota de 10 anos que se muda para a casa do padrasto e vive solitária. Durante um passeio pelo jardim da residência, ela descobre um mundo cheio de fantasias. O final é surpreendente e tão lindo que me fez chorar muito (sério, foi muito mesmo).

Mãe!

Do mesmo diretor de Réquiem para um Sonho e Cisne Negro (tô falando que o cara é fera), Mãe! dividiu opiniões e deixou muita gente com um grande ponto de interrogação na cabeça. Nesse caso, me fez muito bem ler alguns spoilers antes. Entendi perfeitamente o filme e saí do cinema 100% satisfeita com o filme, que é repleto de mensagens bíblicas.

O longa acompanha a vida de um casal que se muda para um casarão no meio do nada. Enquanto a esposa tenta restaurar o lar depois de um grande incêndio que ocorreu no passado, o marido precisa voltar a ter inspiração para escrever seus poemas. Até que visitantes estranhos aparecem e a situação se torna um verdadeiro caos.

Se7en – Os Sete Pecados Capitais

Também colocaria esse filme em um nível mais “suave” de perturbador. Não deixa você pensando quando acaba, mas é extremamente inteligente e, aos poucos, se transforma em algo angustiante e envolvente. De qualquer forma, trabalha muito com as sensações psicológicas que todos nós temos.

Isso porque mostra a busca por um serial killer que mata suas vítimas conforme os sete pecados capitais: gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e orgulho. Com certeza, o final deixa todo mundo de queixo caído.

Nós

Lançado no início do ano, Nós é do mesmo diretor de Corra! e é completamente perturbador. Mais do que isso, começa sem sentido e vai se transformando em uma grande reviravolta. É muito inteligente, do tipo que acaba e você fica: “Nossa, como não pensei nisso?”. Sem falar que dá aquele leve medinho.

O filme é focado em uma família que decide passar o fim de semana na praia. O que era para ser um momento de descanso se transforma em uma verdadeira luta pela sobrevivência quando eles são perseguidos por suas próprias versões, só que do mal.

Clube da Luta

Demorei muitos anos para ver Clube da Luta porque achava que era um filme de terror e de medo. Até que um dia resolvi assistir e… AMEI! Mais um filme que é muito inteligente. Não sei se perturbador é a palavra certa, mas quando você descobre de fato o que está acontecendo, sua mente literalmente buga. Eu só pensava: “mas gente… que loucura!”

Tudo começa quando um homem conhece um vendedor e passa a morar com ele. Os dois decidem criar um clube para que homens lutem com regras específicas. Se não te empolgar no começo, continue assistindo. É sensacional!

E aí, já viu algum desses filmes? Me conta qual gosta mais!

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *