Olá, pessoal! Quem costuma me seguir nas redes sociais e no canal sabe que recentemente eu decidi platinar meu cabelo. Faço luzes desde os 14 anos e, apesar de ser geminiana, sou superapegada aos meus fios. De vez em quando me dá vontade de mudar e foi o que aconteceu. Quis ficar mais loira e me surpreendi com o resultado no primeiro momento, mas depois foi só amor.
Platinar exige muitos cuidados e não é algo que combina com todos os tipos de pele, então, meu conselho é que você converse bastante com seu cabeleireiro antes de passar por esse procedimento, ok? Eu estou seguindo todas as recomendações e percebi que algumas coisas mudaram desde então. Listei as principais:
Fiquei mais criteriosa
Esse é o primeiro passo, né? Antes, por mais que minha cabeleireira me passasse algumas dicas, eu não lia o rótulo de um shampoo, por exemplo, antes de passar no cabelo. Agora, antes de aplicar qualquer tipo de produto, eu pesquiso para ver se não dá nenhum problema em fios platinados. Se alguém me indica uma linha, mando uma mensagem para ela antes perguntando se eu posso usar. Brinco que fiquei chata e exigente, sabem?
Lavo menos meu cabelo
Calma, lavar o cabelo poucas vezes na semana não é sinal de falta de higiene. Muito pelo contrário. Dependendo do seu tipo de cabelo, lavar muitas vezes pode favorecer a queda de cabelo, o ressecamento e até o surgimento de caspa. Antes de platinar, eu tinha a raiz bem oleosa e precisa lavar a cada dois dias. Agora, minha raiz ficou mais seca por conta do processo de descoloração e eu consigo ficar três dias tranquilamente sem lavar. Senti bastante diferença!
Não passo mais chapinha
Essa aqui foi a principal mudança. No dia que eu platinei meu cabelo, fiquei sabendo que não ia mais poder fazer chapinha porque o calor dela resseca e amarela os fios. Convenhamos que não tem nada mais feio do que aquele cabelo com cor de gema de ovo, né? E muita gente não sabe, mas eu passava chapinha no meu cabelo todo santo dia (não repitam isso!). Nos primeiros dias, foi bem difícil olhar para alguns fiozinhos desalinhados e resistir à tentação de alisar. Mas percebi que meu cabelo ficou mais liso e mais comportado depois que foi platinado. Hoje em dia, tem sido libertador acordar, apenas pentear e sair. Fora que ele fica bem mais saudável, não é mesmo?
Ficou mais rápido matizar em casa

Loiras do meu coração, do que adianta ter os fios mais claros se você não cuida deles em casa? Não dá para fugir do matizador, ele é o seu melhor amigo e ajuda a desamarelar o cabelo. É sua responsabilidade fazer esse processo em casa. Eu costumava matizar meu cabelo a cada 15 dias, mas o que mudou quando eu platinei? O tempo de ação. Ficava 10 minutos com a máscara fazendo efeito e agora, como eles estão mais claros, espero no máximo 5 minutos.
Dica de amiga: converse com o seu cabeleireiro e pergunte quanto tempo você deve deixar o matizador fazendo efeito para não correr o risco do seu cabelo chumbar, ou seja, pigmentar e ficar com aspecto cinzento por conta do excesso de produtos que mudam a tonalidade dos fios.
Minha autoestima ficou valorizada
Por mais que a gente não ligue para os comentários das outras pessoas, é tão maravilhoso quando recebemos um elogio, né? Começou quando eu ainda estava no lavatório do salão e escutei várias pessoas dizendo que estava lindo, maravilhoso, perfeito, etc. Depois, em todo lugar que eu ia, alguém dizia que gostou. Recebi até mensagem de amigos no meu celular falando que amaram meu cabelo. Para ser sincera, até agora só uma pessoa falou que não gostou. E a gente como fica? Com a autoestima lá em cima!
E você? Já platinou seu cabelo ou tem vontade de platinar?
Um beijo e até o próximo post!