Categorias
Filmes

Filmes vencedores do Oscar para assistir no Carnaval e fugir da folia

Olá, pessoal! O Carnaval está chegando e muita gente já está de malas prontas para viajar e curtir a folia fora de casa. Mas existem outras pessoas (eu me incluo nesse grupo) que têm pavor só de pensar em blocos, aglomerações e calor excessivo. A gente até viaja – afinal, são pelo menos quatro dias de pausa – mas prefere passar longe de festas. E claro, tem outro time que fica em casa.

O post de hoje é justamente para quem não curte Carnaval e passa por momentos de tédio no feriado. Nessas horas, uma das melhores opções é chamar a galera e assistir a um filme. Em 2017, temos um motivo especial para aproveitar o feriado: a entrega do Oscar acontece no domingo (26), ou seja, a gente vai poder ver toda a premiação sem preocupação para acordar no dia seguinte. Bom, né?

Pensando nisso, preparei uma lista com filmes que foram vencedores no Oscar e que viraram clássicos. Separa a pipoca e vem comigo!

Crash – No Limite

images

O vencedor de melhor filme de 2006 é uma das maiores zebras da premiação. Lembro de ter assistido sem nem saber do que se tratava e em um cinema mais voltado para filmes alternativos. E que ele só entrou em cartaz no circuito tradicional de cinemas depois que ganhou o prêmio porque muita gente nem sabia que ele existia. Foi uma das maiores surpresas e uma das que eu mais gostei. Sou suspeita porque AMO demais esse filme e realmente acho que todo mundo tem que ver pelo menos uma vez na vida.

Um dos diferenciais de Crash é que ele mostra várias histórias que acabam ligadas de alguma forma (eu AMO filme assim, quem mais?). Essas pessoas são de diferentes estereótipos e classes sociais de Los Angeles e todas acabam julgadas apenas pela aparência, mas, depois, o filme mostra que nem tudo é o que parece. Sério, é maravilhoso!

Quem Quer Ser Um Milionário?

582x0_1421860786

Outro que eu sou bem suspeita porque com certeza está entre os meus dez filmes favoritos da vida. O vencedor de 2009 surpreendeu muita gente no Brasil porque ganhou em oito categorias e ainda não tinha entrado em cartaz por aqui. Fui ver na pré-estreia (lembro que tinha uma fila enorme para entrar na sessão) e saí de lá tão encantada que revi alguns dias depois com a minha mãe.

A história fala sobre Jamal, um jovem indiano de origem humilde, que participa de um game show televisivo onde concorre ao prêmio de 1 milhão de rúpias (sim, bem no estilo do programa “Show do Milhão” do SBT). Prestes a acertar a pergunta decisiva, ele relembra a própria história e conta como acertou as outras questões. Juro, é incrivelmente bom e tem uma trilha sonora tão boa quanto!

O Silêncio dos Inocentes

silencio-dos-inocentes

Esse é uma ótima pedida para quem gosta de filmes de suspense com uma pontinha de terror. Clássico do gênero, é baseado em um livro homônimo e gira em torno de Hannibal Lecter, preso sob a suspeita de praticar canibalismo. Encarregada de prender um serial killer que arranca a pele de suas vítimas, uma jovem agente do FBI conta com a ajuda de Lecter para entender a mente do assassino. Parece besta, mas é maravilhoso!

O filme venceu em cinco categorias (incluindo melhor filme, melhor atriz, melhor ator e melhor diretor) no Oscar de 1992. Eu tinha quatro anos e morria de medo do Hannibal Lecter por causa da máscara que ele usa no filme. Só fui assistir mesmo quando era adolescente e curtia filmes de suspense/terror. Amei tanto que já emendei nos outros dois filmes sobre o assassino que vieram na sequência – Hannibal e Dragão Vermelho (que eu AMO) – e também prendem que é uma beleza. Vale MUITO a pena!

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

578482

Já falei sobre esse filme algumas vezes aqui no blog e não é à toa ele aparecer nesta lista. Sou muito fã do Woody Allen e este é um clássico dele porque fala sobre o que ele mais gosta: relacionamentos. O mais curioso é que ele foi lançado em 1977 (ou seja, há 40 anos) e, ainda assim, continua muito atual. Arrisco até a dizer que é o meu favorito do Woody.

Vencedor de quatro Oscars (entre eles, melhor filme, melhor atriz e melhor diretor), gira em torno de um humorista que se apaixona por uma cantora em início de carreira. Depois de um tempo, eles começam a morar juntos e passam a enfrentar algumas crises conjugais. Pois é, a sinopse não tem nada que chame atenção, mas é algo tão presente na nossa vida que vale muito a pena assistir. Fora que ainda tem aquele toque de comédia do Woody Allen e o figurino da Diane Keaton, que é lindo!

Forrest Gump: O Contador de Histórias

522685

Esse é para quem curte uma boa história de superação com fundo político. Indicado em 13 categorias do Oscar de 1995, venceu em seis (como melhor filme e melhor ator para Tom Hanks) e se tornou um dos clássicos do cinema. O longa acompanha a vida do personagem-título desde a infância e passa por momentos decisivos da história dos Estados Unidos, como a Guerra do Vietnã. Mas ele se torna cativante por enfrentar todos esses episódios com alguns problemas, como o QI abaixo da média e a coluna torna, que o obrigou a usar um aparelho nas pernas.

Sabe aquela história bobinha, mas, ao mesmo tempo, emocionante? A gente se apega aos personagens, torce e vibra com cada conquista. O filme rendeu tantos fãs que originou a abertura de uma rede de restaurante temático, que vem a ser o meu favorito dos Estados Unidos (só de escrever isso já penso na torre de camarão maravilhosa que tem lá). Rola até um quiz com perguntas do filme para ver quem curte mesmo. Bem legal!

Um Estranho no Ninho

Um-Estranho-no-Ninho-1

Olha aí uma ótima chance de ver o ator Jack Nicholson em um de seus melhores papeis do cinema. Não por acaso, ele ganhou o Oscar de melhor ator em 1976, sendo que o longa também conquistou mais quatro categorias, entre elas, a de melhor filme. Tudo começa quando um malandro é preso e se finge de louco para fugir da cadeia e ser internado em um hospital psiquiátrico. Lá, ele começa a se enturmar com outros pacientes e se torna bastante influente, gerando a ira de uma das enfermeiras.

É um drama que muitas vezes parece cansativo por ser um pouco parado e bastante antigo, mas vale a pena insistir porque é um ótimo representante de filmes que falam sobre a mente humana. Eu amo histórias que mostram até que ponto nossa loucura pode chegar e este é exatamente assim. Fora que ele serviu de inspiração para diversos outros filmes que pegam carona nessa temática, como O Lado Bom da Vida e À Espera de Um Milagre. Eu adoro todos!

 

E vocês, quais outros filmes vencedores do Oscar vocês indicam?

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *