Categorias
Aplicativos Lifestyle

Perguntados e outros jogos que viraram vícios

Você já conhece o Perguntados? O jogo de perguntas e respostas já virou o vício de muita gente (inclusive o meu). Dividido em 6  categorias – entretenimento, esporte, artes, história, geografia e ciências -, funciona como o Máster, clássico jogo de tabuleiro em que o vencedor é aquele que acerta o maior número de perguntas. Na nova versão, é possível sincronizar com o Facebook e jogar com os amigos ou com pessoas aleatórias. A rodada é iniciada com um giro na roleta que indica a categoria da vez. A cada três acertos, o jogador disputa uma coroa, ou seja, tem a chance de conquistar uma categoria ou participar de um duelo com o oponente. Vence aquele que ganhar primeiro as coroas de todas as categorias antes que as 25 rodadas terminem.

mzl.oojbfprs.175x175-75

Não é difícil encontrar a razão do sucesso do aplicativo. Diferente de outros jogos, o jogador não brinca sozinho e ainda tem a chance de aprender fatos que nunca imaginou. O problema é que nós temos apenas 30 segundos para responder. Então, é comum pedir ajuda da mãe, do pai, dos amigos, enfim… De quem estiver por perto!

Gostou? Enquanto espera o download, vamos fazer um aquecimento e ver quem lembra de outros joguinhos que foram hit e que já  roubaram horas preciosas do nosso tempo:

Candy Crush

images

A febre de coletar docinhos, gelatinas e brigadeiros conquistou gente de todas as idades, desde crianças até senhores (confessa aí, você também já jogou). Como as primeiras fases eram mais fáceis, o usuário logo se empolgava. Mas então apareciam fases mais complicadas e as cinco vidas acabavam. Só depois de meia hora era possível tentar uma nova chance – ou então pedir para os amigos do Face, o que geravam aquelas infinitas solicitações. O boom foi no ano passado e hoje o número de usuários já caiu. Alguns ficaram com raiva por não conseguirem passar de determinada fase, outros não aguentaram o excesso de etapas, mas ainda tem quem jogue.

FarmVille

farmville-para-facebook-farmville (1)

Ah, aquela vida louca resumida em acordar de madrugada para colher as malditas alfaces! Quem não se lembra da famosa fazenda virtual? Sucesso entre 2009 e 2010, época em que ainda não existiam os smartphones, era jogado somente no Facebook, o que fez com que muitas pessoas começassem a usar a rede social. Era gostoso criar porquinhos, cavalos, ovelhas e tantos outros animais, mas e a chatice em esperar 20 horas para ter morangos, laranjas e cerejas? Fora a culpa que a gente sentia em ter dormido bem na hora da colheita e ver que a plantação morreu. Mesmo com a saída dos usuários, a brincadeira de fazendeiro foi renovada e ganhou uma nova versão com aplicativos como o Hay Day.

Song Pop

song_pop

Esse tirou o sono de muitas pessoas (digo por experiência própria). Era como o Perguntados, mas voltado para a música. O jogador podia escolher vários ritmos e duelar com os amigos. Alguns segundos da música eram liberados para responder o nome da canção ou cantor. Cada conquista rendia pontos que podiam ser convertidos na compra de um novo estilo musical. Ainda existe, mas quase mais ninguém mais joga. Uma pena, porque a proposta era muito boa!

2048

2048pronto

É recente e ainda está no auge. Aparentemente fácil, consiste em somar os números múltiplos de dois que aparecem na tela a cada movimento para chegar em 2048. Parece simples, mas é extremamente difícil chegar no resultado. Isso porque quanto mais quadradinhos ocupados, menos espaço livre sobra para fazer as somas. É um verdadeiro vício, que fez até com que fossem criados sites onde é possível customizar e criar a sua versão do jogo. (Preciso fazer um desabafo: eu ainda não consegui ganhar e, sim, tenho  muita invejinha de você que já chegou lá.)

Flash Pops

flash-pops-jogo

Relativamente velho, estourou em 2007. A primeira versão tinha como objetivo adivinhar de que filme eram as trilhas sonoras tocadas. Foi um sucesso na época e ganhou outras fases de cinema, seriados e programas televisivos – tinha até contagem regressiva para o novo jogo. Alguns eram bem difíceis e faziam com que a gente ficasse horas pesquisando a resposta. Não ganhou aplicativo, mas ainda dá para jogar. Quem quiser relembrar, pode clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *