Categorias
Comportamento

Dicas para ter um sono perfeito

A pergunta é simples: você dorme bem? A resposta nem sempre é fácil. Correria, estresse, ansiedade, dificuldade em se concentrar e afastar os problemas do dia a dia estão entre as principais causas de noites mal dormidas. Estima-se que mais de 60% da população brasileira tenha alguma reclamação sobre o sono. As mulheres representam 70% desse número. O mais chocante é que a expectativa é de aumento de casos. Vale lembrar que o hábito de passar as noites em claro pode levar a uma série de problemas, como lapsos de memória, cansaço físico, dores de cabeça, baixo rendimento no trabalho ou na vida social e aumento na chance de desenvolver doenças mais sérias, exemplo da diabetes, da hipertensão e da depressão.

Se você, assim como eu, não consegue deitar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos, vale a pena dar uma olhada nessas dicas para recuperar o sono:

Alimentação
Lembra daquele ditado que diz que você deve tomar o café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo? Pois bem! Comer alimentos gordurosos perto da hora de dormir faz com que o estômago trabalhe dobrado para fazer a digestão, causando desconforto durante a madrugada. Evite também bebidas alcoólicas, que aumentam a vontade de ir ao banheiro, e ingredientes ricos em cafeína (café, chás  chocolate), já que provocam efeito estimulante e atrapalham o sono.
sono 2
Fique offline
Checar um último e-mail, entrar no facebook, postar uma foto no instagram e jogar no tablet são hábitos comuns durante o período noturno, mas devem ser evitados, pois estimulam o cérebro e dificultam o processo de relaxamento do corpo. O mesmo vale para a TV. Por isso, deixe para ver o filme ou o seriado no dia seguinte. Tem trabalho para fazer? Siga em frente, mas pare pelo menos uma hora antes de dormir.
Rotina 
Para ter uma noite boa e acordar completamente descansada, é necessário dormir por, no mínimo oito horas. Por isso, faça as contas a partir do horário que você vai acordar para saber em que período é melhor ir para cama. Estabeleça uma rotina, mesmo aos finais de semana, para que o metabolismo se acostume. Quando estiver deitada, mentalize coisas boas e evite estimular o cérebro com os compromissos do dia seguinte. Se estiver com dificuldade, leia um livro ou ouça uma música relaxante.

young woman listening to music wearing headphones

Exercícios 
Mexer o corpo ajuda a regular o sono, mas a prática de atividades físicas durante a noite provoca efeito contrário. A vontade comer após os exercícios é maior e o ritmo cardíaco mais intenso deixa o corpo com mais energia, prejudicando o sono. Se você só consegue treinar depois do trabalho, procure parar três horas antes de dormir.
Quarto em ordem
É difícil deixar o espaço sempre organizado. Mas lembre-se: quanto mais em ordem ele estiver, mais rápido você pegará no sono. Não acumule bagunça e deixe o trabalho e a televisão do lado de fora. Procure criar um ambiente acolhedor. Isso significa escurecer o quarto, fechar as janelas e evitar que a luz do sol te acorde antes da hora.
Acordou? Não fique na cama
Ok, você abriu os olhos no meio da noite. Se não conseguir voltar a dormir rapidamente (o prazo normal para recuperar o sono gira em torno de 30 minutos), esqueça aquela história de ficar se revirando na cama para não ficar estressada. Levante-se e faça outra atividade, como ler um livro.
sono 1
Vou me esforçar para seguir todas as dicas à risca, principalmente os itens 2 e 5. E você?
Fotos: Pinterest

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *